Que 2015 está sendo um ano difícil para a economia e para a maioria dos negócios , todos nós já sabemos e não é preciso fazer nenhum esforço para ser bombardeado pelos mais diversos veículos de informações , oficiais ou não oficiais , trazendo sempre as notícias ruins , alarmantes e pessimistas , não é verdade ?
Minha pergunta para você empresário é a seguinte : você é um veículo de pessimismo para a sua empresa ? Pare um pouco e pense como tem sido a sua linguagem corporal e verbal ,suas interações durante reuniões de equipe ou conversas informais no café ? Que tipo de sentimento suas palavras e comportamentos geram nos seus funcionários? Angústia? Medo? Preocupação? Desânimo?
É fato mais que comprovado que uma crise não dura para sempre , porém o impacto da sua gestão e atitude dentro da empresa durante a crise por durar ainda mais do que ela . Ou seja, você tem duas opções: deixar o pessimismo tomar conta da sua empresa ou reagir.
Não estou aqui dizendo que você deve adotar uma atitude ingênua, ou fingir que nada está acontecendo , mas sim , de encarar a realidade e de fazer o seu melhor. É a hora para mostrar as habilidades que momentos de crise exigem de um empreendedor : resiliência, capacidade de improvisar e coragem através das seguintes atitudes:
Evite comentários negativos
Ficar o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado contamina o ambiente e amplifica o pessimismo, que só vai prejudicar ainda mais a produtividade da sua equipe.
Pense diferente
O cenário está mais complicado e desafiador. Quanto antes você se der conta e começar a pensar em soluções e em novas maneiras de agir, você passará a investir mais energia naquilo em que você tem o poder de mudar.
Reduza gastos
As crises costumam demandar cortes de gastos, mas em vez de encarar esse cenário com desânimo, você pode aproveitar esse momento para eliminar todas aquelas despesas que não valem mais a pena e se concentrar em investimentos mais importantes , bem como manter um capital de giro seguro dentro da empresa
Foque nos seus melhores funcionários
Ajude-os a refletir sobre seus pontos fortes e sobre como podem contribuir para ajudar a empresa a passar por um período delicado. Não pare de investir neles , pois são eles que o ajudarão na retomada do crescimento pós crise.
Para saber mais como eu posso ajudá-lo a desenvolver um modelo de gestão mais positivo entre em contato comigo : leilasantos@consultorials.com / (19)99114-1355 / Facebook : Leila Santos / Coaching.
Acesse o site www.mulheresquefazemacontecer.com.br para receber regularmente dicas gratuitas e exclusivas para Mulheres Empreendedoras e acompanhar o calendário de eventos do programa Mulheres que Fazem Acontecer.
Leila Santos é Coach de Empreendedores , certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching




