19.9 C
Campinas
sábado, março 7, 2026
spot_img

Mostra “Meu Povo” retrata a cultura afro-brasileira, na Estação Cultura

Data:

exposicao-meu-povo-estacao-culturaSerá aberta na noite desta quinta-feira, dia 5 de novembro, às 18h, na Estação Cultura, a exposição “Meu Povo”, que retrata a realidade dos afro-brasileiros. A solenidade terá quitutes e bebidas afro-brasileiras do projeto “Saberes e Sabores”.

A exposição traz peças de autoria de Júlio César Pereira que mostram o que foi, e ainda é, a realidade do cotidiano dos afro-brasileiros. O som fica por conta do rapper Dr. Sinistro.

O evento faz parte do calendário de comemorações do Mês da Consciência Negra, organizado pelas secretarias de Cultura e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Campinas. A entrada é gratuita.

Segundo a organização da mostra, as obras consistem em pinturas em óleo e acrílico sobre tela e madeira “com a temática africana que tanto influencia nas manifestações da cultura brasileira e seus personagens: baianas, mulheres, homens e crianças, trabalhando ou em momentos de lazer; personagens que o artista vivencia, que fotografou, e também indivíduos que são frutos da sua imaginação”.

Pereira também irá expor esculturas e máscaras gigantes em papel machê retratando os “Griots” – negros africanos que têm o compromisso de preservar e transmitir histórias e canções de seu povo. Também são os responsáveis por transmitir oralmente a tradição e a cultura africana para os integrantes das tribos.

A exposição também retrata as religiões de matriz africana, principalmente nas esculturas e máscaras, enfatizando o rastafarianismo: “Sou um artista rastafári e negro buscando espaço para mostrar meu trabalho e a cultura de meu povo”, diz Pereira, que é também tatuador e músico.

As obras ficam expostas no saguão de entrada da Estação Cultura “Antônio da Costa Santos” até o dia 30 de novembro, das 8h às 22h. Aos domingos, a visitação pode ser feita das 10h às 22h.

Serviço

Exposição “Meu Povo” – Júlio César Pereira

Data: de 5 a 30 de novembro

Horário: das 8h às 22h; aos domingos, das 10h às 22h

Local: saguão de entrada da Estação Cultura “Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano – s/n

Entrada franca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre processo seletivo para novos músicos em 2026

A iniciativa busca fortalecer o corpo musical da orquestra,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade