23.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_img

OAB/SP promove debate sobre a prática do reuso de materiais médicos descartáveis

Data:

A prática, recentemente regulamentada pela ANVISA, não traz segurança aos trabalhadores da saúde, que questionam as reais eficiências do reuso de produtos médicos de uso único

Em uma parceria com a FETSESP – Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo – a OAB/SP irá realizar no próximo dia 27 de abril, na sede da entidade no Centro de São Paulo, o debate “Advertência à prática do reuso de produtos médico-hospitalares de uso único”. A intenção é levantar as questões jurídicas que envolvem esse processo, pontos conflitantes, deficiências da prática e os riscos a que estão expostos trabalhadores e a sociedade.

Apesar de muitos materiais médico-hospitalares apresentarem em sua embalagem a definição “de uso único” (descartáveis), não são raros os estabelecimentos de saúde que utilizam esses instrumentos até o seu desgaste total. O presidente da FETSESP, Edison Laércio de Oliveira, explica que o uso contínuo de materiais projetados para serem utilizados uma única vez apresenta um grande risco à sociedade e aos trabalhadores que manuseiam esses equipamentos, uma vez que se tornam focos de contaminação, pois é comum permanecerem vestígios de outros procedimentos e de um reprocessamento ineficiênte. Além disso, as peças ficam mais vulneráveis e suscetíveis às rupturas durantes as intervenções cirúrgicas.

Segundo o Diretor de Comunicação da FETSESP, Pedro Tolentino, a Federação recebe mensalmente, em média, 900 pedidos de orientação sobre o reuso, vindos dos 13 sindicatos associados a ela. “Geralmente, as dúvidas são sobre a utilização, como proceder em situações de exposição aos materiais reprocessados e, em muitos casos, há relatos de acidentes ocorridos durante o manuseio”, reitera. Tolentino afirma que os pedidos têm aumentado consideravelmente mês a mês, principalmente após a publicação da norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde-, que, entre outras, coisas inibi o reprocessamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade