
Campinas foi eleita a 5ª cidade mais empreendedora do País, no ranking da Endeavor, instituição ligada à Fundação Lehman, que avalia o ambiente empreendedor brasileiro. A cidade foi a primeira que não é capital a conquistar a posição. Os quatro primeiros lugares ficaram para São Paulo, Florianópolis, Vitória e Recife.
O anúncio foi feito na quinta-feira (3), em São Paulo, pela diretora de Desenvolvimento Econômico, Mariana Savedra Pfitzner. Ela disse que 32 cidades de todo o país, entre capitais e do interior, disputaram o ranking.
O estudo Endeavor avalia sete pilares do empreendedorismo em cada cidade: ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora.
Para a diretora de Desenvolvimento Econômico, a conquista se deve especialmente à política de inovação e à rica infraestrutura disponível ao empresariado. Outro fator preponderante para a classificação, segundo ela, foi a implantação do Via Rápida Empresa, em vigor desde janeiro deste ano. Por meio do Via Rápida, foram abertas 13.598 empresas na cidade nos últimos onze meses.




