22.6 C
Campinas
quinta-feira, fevereiro 26, 2026
spot_img

Terapia com cachorro pode ajudar esquizofrênicos

Data:

Companhia de cachorros ajudaria pacientes a se sentirem melhor

A presença de cachorros em sessões de terapia pode ajudar no tratamento de esquizofrenia, de acordo com um estudo do Instituto Technion de Tecnologia, de Israel.
Segundo o estudo, a companhia dos animais ajuda os pacientes a se sentirem menos apáticos e mais motivados.
A conclusão é baseada na observação do comportamento de pacientes em sessões com e sem os cachorros.
A pesquisa se concentrou na anedônia, a inabilidade de sentir prazer em experiências geralmente prazerosas, uma das maiores causas da esquizofrenia.
Uma mulher anedônica não tira prazer do nascimento do seu bebê, e um jogador de futebol com o mesmo problema não fica feliz quando o seu time ganha, entre outros exemplos.
Mais prazer
No experimento, os pesquisadores compararam dez pacientes de esquizofrenia que foram submetidos a sessões de terapia com cachorros com outros dez que foram a sessões convencionais, sem os animais.
Ao longo de dez semanas, eles analisaram os sintomas clínicos dos pacientes, suas visões subjetivas da qualidade de vida e a sua capacidade de tirar prazer de determinadas experiências.
O grupo que participou das sessões com cachorros tiveram uma melhora significativa na capacidade de sentir prazer, comparado com o segundo grupo.
Os cientistas também observaram que pacientes acompanhados de cachorros passaram a usar melhor o seu tempo livre e a se sentir mais motivados.
O diretor de Comunicação da ONG especializada em problemas mentais Rethink, Paul Corry, elogiou o estudo, que disse ser importante para entender as causas da esquizofrenia e possíveis formas de tratá-la.
Corry disse, no entanto, que serão necessários mais estudos para saber se e como a descoberta pode ajuda pacientes da doença numa maior escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Anvisa libera primeiro genérico do Dexilant contra refluxo e azia

Registro abre caminho para tratamento mais barato do refluxo...

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade