25.9 C
Campinas
quarta-feira, fevereiro 25, 2026
spot_img

Saúde e Exército se unem em ações comunitárias

Data:

Profissionais da saúde e soldados do Exército Brasileiro, treinados para a Missão de Paz no Haiti, se unem neste domingo, dia 19 de abril, entre as 9 e 16 horas, para realizar atividades comunitárias junto a população do bairro Vila Padre Anchieta, no Distrito de Nova Aparecida.
Realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Exército Brasileiro, o evento, que recebe o nome “Ação Unidos pela Paz”, terá atividades físicas, orientações a população e prestação de serviços de saúde.
No Centro de Saúde (CS) Anchieta as atividades consistem em atualização de Carteira de Vacinação; Coleta de Citologia Oncótica (CO) e informações de saúde para a comunidade.
Na Escola Estadual Miguel Vicente Cury os moradores da região poderão praticar o Lian Gong. Lá também serão realizadas ações de prevenção em dengue e vigilância em saúde, palestras sobre saúde bucal e a distribuição de kits (escovas e creme dental). A população receberão orientações e informações de benefícios previdenciários (INSS) e poderão fazer Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia. A escola fica na rua São Cirilo, 354, na Vila Padre Anchieta.
Dengue
De acordo com o supervisor de controle ambiental do Distrito Norte, Leandro Freire da Silva, as ações de prevenção durante o evento são necessárias, já que recentemente foram confirmados dois casos de dengue na região do CS. “Além desses casos, temos problemas para entrar em algumas casas, fora as que se encontram fechadas”, conta Silva. Segundo ele, no dia serão apresentadas amostras de larvas do mosquito transmissor da dengue. Outros insetos e alguns animais peçonhentos também serão expostos no evento para auxiliar nas orientações sobre os cuidados que as pessoas têm que ter ao se deparar com animais do tipo.
Exames gratuitos
Uma equipe do Programa Municipal DST/Aids também estará na escola para a realização de exames de HIV com diagnóstico rápido para a população do Distrito de Nova Aparecida, das 9 às 15 horas. O exame é feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que com apenas uma picada no dedo, para a coleta de sangue. A pessoa tem o resultado do teste de aids em média 15 minutos após o exame. O teste é gratuito e sigiloso e pode ser anônimo.
Entre os objetivos, segundo os organizadores do evento, está a necessidade de desenvolver a capacidade de integração entre várias equipes de trabalho que prestam serviços comunitários. “Nós, por meio do CTA Itinerante, participamos destas ações comunitárias oferecendo o teste que poderá ser realizado por qualquer pessoa que participar das atividades”, explica a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Anvisa libera primeiro genérico do Dexilant contra refluxo e azia

Registro abre caminho para tratamento mais barato do refluxo...

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade