32.9 C
Campinas
quinta-feira, dezembro 25, 2025
spot_img

Zika: estudo americano confirma pesquisa brasileira, diz ministério

Data:

O sequenciamento do genoma do Zika no Brasil: caminho aberto para a descoberta de vacinas
O sequenciamento do genoma do Zika no Brasil: caminho aberto para a descoberta de vacinas

A confirmação, por parte do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis dos Estados Unidos, da relação entre o vírus Zika e a microcefalia, é importante para validar cientificamente as pesquisas feitas no Brasil, segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

O centro de controle americano anunciou a confirmação, com base em estudo que fez uma revisão rigorosa das evidências, de que o Zika é a causa da microcefalia e de outros danos cerebrais identificados em fetos, cujas mães foram infectadas pelo vírus.

“O artigo faz uma análise importante e organiza as informações existentes, muitas delas geradas por estudos brasileiros, o que corrobora a validade dessa afirmação”, avaliou o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério, Cláudio Maierovitch.

O comunicado lembra que a relação entre o Zika e a microcefalia havia sido reconhecida pelo governo brasileiro em novembro de 2015, quando o vírus foi identificado em amostras de sangue e tecidos de um bebê com microcefalia e também no líquido amniótico de duas gestantes.

“Desde então, diversas outras evidências foram encontradas, como vermelhidão na pele durante o primeiro trimestre da gravidez – que é um dos sintomas da Zika – em grande parte das mulheres que tiveram bebês com microcefalia nos estados da Bahia, Paraíba e de Pernambuco”, ressaltou a pasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Frente fria avança e provoca chuva forte, temporais e queda de temperatura em várias regiões do país nesta terça (18)

Por Sandra Venancio O tempo fica instável nesta terça-feira (18)...

Campinas inaugura maior fábrica de mosquitos do mundo para combater a dengue

Complexo da Oxitec terá capacidade para produzir 190 milhões...

Anel viário Magalhães Teixeira (SP-083) terá obras noturnas a partir desta segunda-feira (15)

Concessionária Rota das Bandeiras fará reparos no pavimento em...

Físico brasileiro Luiz Davidovich vence o Prêmio TWAS Apex 2025

Reconhecimento internacional destaca contribuição da ciência quântica para a...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade