Especialistas da ASBAI realizam atividades em todo o Brasil voltadas à população
Se você é alérgico, procure um especialista! Com esse slogan, a ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia movimenta a Campanha 07 de maio – Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma, em todo o território nacional.
Com cerca de 20 regionais espalhadas em todo o Brasil, o intuito da ASBAI é conscientizar a população acerca da importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das alergias, já que essa doença piora a qualidade de vida do indivíduo sendo, inclusive, o motivo de faltas ao trabalho e à escola.
Na última pesquisa ISAAC, coordenada pelo atual presidente da ASBAI Dr. Dirceu Solé, o Brasil ficou entre os países com maiores índices de rinite alérgica, que acomete 26% das crianças e 30% dos adolescentes. Outro dado importante é a prevalência da alergia alimentar, que segundo dados estrangeiros, é de 6% a 8% em crianças e 2% entre os adultos. Além disso, estima-se que 30% dos pacientes com dermatite atópica apresentam alergia alimentar.
Mas para o paciente saber que uma dermatite atópica pode ter como causa a alergia alimentar é necessário que haja informação e é exatamente esse o desafio dos especialistas da ASBAI: esclarecer à população que somente o alergista tem condições e experiência para tratar as alergias.
Em todo o Brasil, os especialistas já estão preparando a programação para o dia 7 de maio. No Ceará e em Brasília haverá palestra gratuita com médicos de plantão esclarecendo as dúvidas da população, em Goiânia um grupo teatral e os especialistas estarão no Shopping Flamboyant durante todo o dia. Em Belém, no dia 3 de maio, está programada a distribuição de material educativo e os médicos irão dar dicas de prevenção da alergia. Em Vitória, onde a prevalência das doenças alérgicas é muito alta, os médicos estão trabalhando o tema “O meio ambiente e o alérgico”, em Recife as atividades educativas serão no Hospital das Clínicas e no Rio de Janeiro uma pista da praia de Copacabana será fechada para atendimento ao público, além de outras ações. As demais regionais também darão as suas contribuições para a campanha de prevenção das doenças alérgicas.
Os especialistas da ASBAI estarão à disposição da imprensa para esclarecer as dúvidas mais frequentes do público.




