Durante três dias, as feras do badminton até 19 anos se reuniram em Campinas para a II Etapa do Circuito Nacional Individual. O evento, que aconteceu no Clube Fonte São Paulo, serviu como seletiva para o Pan Americano que será em agosto, em Porto Rico.
O campeonato foi uma realização da Confederação Brasileira de Badminton, a única com sede em Campinas, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do Clube Fonte São Paulo. A Secretaria de Esportes e Lazer viabilizou o apoio do SAMU, Guarda Municipal no entorno do clube e a estrutura física como grades de proteção e som. Além disso, a Secretaria disponibilizou colchões para os alojamentos que receberam atletas de outras cidades.
A competição contou com a participação de 174 atletas, sendo 116 do estado de São Paulo, 16 do Paraná, 13 do Rio de Janeiro, 11 do Piauí, 11 da Paraíba e 7 de Santa Catarina. Da delegação paulista, a maior presença foi a de Campinas, com 75 atletas da cidade.
No dia 1º de maio, durante a cerimônia de abertura, o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, destacou o crescimento da modalidade na cidade. “Campinas será a capital nacional do badminton, primeiro porque temos a confederação instalada aqui e agora seremos referência com a inclusão da modalidade no Centro Olímpico de Alto Rendimento que está sendo construído em parceria com o Governo Federal”, disse.
Eduardo Martinez, diretor técnico da Confederação Brasileira de Badminton, comentou sobre a importância da competição. “Esse é o principal campeonato do ano para os atletas até 19 anos. Estão reunidos aqui os melhores das federações de todo o país, por isso, a competição é de alto nível em todas as categorias”.
Ainda durante a cerimônia, Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo, abriram oficialmente o torneio. Os dois conquistaram uma medalha inédita para o Brasil, nos Jogos Pan Americanos de 2007, o bronze na dupla masculina.
Os resultados de todas as categorias da II Etapa do Circuito Nacional estão disponíveis no endereço: http://www.badminton.org.br/resultados/default.htm