Preparar uma alimentação equilibrada e gostosa tornou-se a preocupação de muitas pessoas que desejam manter hábitos saudáveis e comer bem, por isso, a procura por óleos considerados funcionais tem aumentado a cada dia. Entre os vários tipos considerados benéficos, o de abacate é um dos que mais se destacam por não perder seus nutrientes quando é aquecido.
O óleo de abacate, derivado do fruto, possui algumas propriedades incomuns e exclusivamente saudáveis. É rico em vitamina E e gorduras insaturadas que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, contém mais proteína que qualquer outra fruta e mais potássio do que uma banana, além de auxiliar na prevenção de gripes e resfriados.
A nutricionista Letícia Amaral explica que o ideal é consumir uma colher de sopa por dia, podendo ser usado puro, em molhos para salada ou até em refogados. “Como é estável em altas temperaturas, o óleo de abacate pode substituir os tradicionais no preparo de pratos quentes, e também é passível de ser usado para frituras, mantendo suas propriedades e nutrientes. Mas é preciso ter atenção e certificar-se de usar óleo próprio para consumo”, orienta a nutricionista.




