
Fotos: Tatiana Ferro
Cinco shoppings de Campinas estão contratando profissionais para vagas temporárias de fim do ano. Ao todo, são oferecidas cerca de 4.580 oportunidades para cargos como vendedor, estoquista, empacotador, operadores de caixa, repositor e até artistas para espetáculos natalinos.
A remuneração média é de R$ 1,5 mil, além da comissão, e chega a R$ 2,5 mil em alguns casos. A expectativa de oportunidades geradas mostra um reaquecimento, brando, da economia.
Em todo o comércio, somente os shoppings e os supermercados terão alta nas contratações de temporários em relação a 2015, de acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). No entanto, o crescimento é tímido, 0,9% nos shoppings e 1,97% nos supermercados. Nas lojas do Centro da cidade é esperada uma queda nos postos temporários de -4,9%.
A Acic ressalta que a crise causou um efeito pedagógico nos varejistas, que aprenderam a fazer mais com menos. Muitos empresários apostaram na eficiência dos atendimentos e vendas, e projetam crescimento mesmo com menos funcionários, segundo a associação.