25.3 C
Campinas
segunda-feira, abril 6, 2026
spot_img

AMB lança pesquisa que traça perfil da magistratura nacional

Data:

O que pensam os juízes acerca do desempenho do governo Lula? Como a magistratura vê a atuação dos advogados? Qual a reação do grupo a propostas como a proibição do nepotismo no Judiciário e a participação de seus pares no processo político-partidário. Estas e outras questões são respondidas na pesquisa que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que reúne cerca de 14 mil juízes em todo o País.
A Pesquisa AMB 2005 se baseia em questionários enviados aos seus associados, com o intuito de traçar um perfil da magistratura nacional a partir da opinião dos próprios juízes. Mais de 3.500 magistrados responderam às perguntas apresentadas na pesquisa, número que garante sua representatividade. Vale lembrar que o número-base de pesquisas pré-eleitorais, realizadas pelos institutos mais renomados, é de 2 mil entrevistados.
Coordenada pela pesquisadora Maria Tereza Sadek, da Universidade de São Paulo, a pesquisa submete questões diversas à apreciação dos magistrados, que puderam registrar suas opiniões sobre temas como a agilidade e a imparcialidade do Poder Judiciário, a atuação e a composição do STF, o limite de idade para a aposentadoria compulsória e o quinto constitucional.
O estudo mostra, ainda, um interessante perfil regionalizado da magistratura quanto a aspectos como gênero, cor e grau de instrução dos pais. Está na região Norte, por exemplo, a maior participação feminina na magistratura, com 31,8%; o Centro-Oeste, por sua vez, concentra o maior número de juizes, representando 84,7% do total. Quanto à cor, a presença do negro ainda é tímida em todas as regiões. A maior parcela está no Nordeste, com 1,7%, e a menor, no Sul, com apenas 0,2%. A imensa maioria dos magistrados é casada, sendo a maior proporção na região Centro-Oeste, com 84,8%, e a menor, no Norte, com 76,7%.
Surpreende a constatação de que quase 10% dos magistrados é filho de pai sem instrução. No Nordeste, o índice chega a 13%. A região com maior percentual de pais com curso superior completo é o Sudeste, com 34,8% – 2,1 pontos acima da média nacional. O índice de mães sem instrução é menor: em todo o país, a média é de 9,8%, sendo o pior resultado na região Nordeste, com 14%. Por outro lado, apenas 17,9% delas têm curso superior completo no Brasil. E o Nordeste empata com o Centro-Oeste no melhor resultado: 20,2% dos juízes dessas regiões têm mãe com formação superior.
A pesquisa também aponta o grau de instrução do cônjuge e a mobilidade geográfica. No Sudeste, mais da metade dos juízes tem companheiro com curso superior completo; e, no Sul, 25,9% têm pós-graduação. A mobilidade é baixa, poucos exercem a magistratura fora de seus estados de origem. Amapá e Alagoas são os campeões da retenção, com 85,7% e 85%, respectivamente. Já o Tocantins representa o menor percentual de fixação, com apenas 40%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

AtlasIntel aponta Lula à frente de Flávio Bolsonaro em MG, mas cenário indica disputa apertada

Levantamento mostra liderança no primeiro turno e empate técnico...

Lula reúne ministros e prepara maior reforma do governo antes das eleições de 2026

Saída em massa de auxiliares para disputa eleitoral força...

Lula pressiona aliados e cobra reação imediata diante do avanço bolsonarista

Reunião no Alvorada expõe preocupação com desempenho eleitoral e...

Latam compra 24 aviões da Embraer e Lula aposta em expansão aérea

Compra de jatos E195-E2 reforça indústria nacional, amplia rotas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade