SP vai vacinar 2,9 milhões de crianças contra paralisia infantil

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 20 de junho, sábado, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que pretende vacinar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos contra a doença em todo o Estado. O número corresponde a 95% dos 3,06 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Para a primeira fase da campanha serão mobilizados 16.499 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, que funcionarão das 8h às 17h. Serão 53,2 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. A segunda etapa da campanha ocorrerá em 22 de agosto.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

“É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde no próximo dia 20 para receber uma dose da vacina Sabin. Apenas essas duas gotinhas garantem proteção contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Anvisa libera primeiro genérico do Dexilant contra refluxo e azia

Registro abre caminho para tratamento mais barato do refluxo...

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...
Lanterna da Série B, clube enfrenta sequência histórica de derrotas, queda de público e relatos de trabalhadores que estão há meses sem receber <Siga o canal do Jornal Local no...