Por Caroline Nunes
O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data, 10 de julho, foi instituída após um concurso de melhores receitas de pizza, pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho.
A história da pizza começa antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho.
A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazida por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita.
Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes. À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito.
Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto, os dois países que mais consomem pizza são respectivamente: EUA (Nova Iorque) e Brasil (São Paulo).
Fonte: Guia dos Curiosos