O empresário Cláudio Costa, operador da franquia McDonald’s no interior paulista, com dois restaurantes em Itu e um em Indaiatuba, traz para Sorocaba o conceito Ronald Gym. Com inauguração prevista para o final de setembro, o quinto restaurante McDonald’s da cidade deve gerar 130 empregos na região. A unidade será a primeira do Brasil a oferecer uma área de lazer (Ronald Gym) equipada com minibasquete, parede para escalada, pebolim modelo eletrônico, brinquedos educativos para crianças de até três anos de idade e bicicletas ergométricas ligadas a um monitor de LCD interado com jogos eletrônicos.
A experiência, adotada com sucesso pelo McDonald’s em Portugal e França, busca incentivar atividades físicas, prática esportiva e proporcionar momentos de lazer e diversão para crianças e jovens. Segundo Cláudio Costa, o Ronald Gym trará ainda mais interatividade com os clientes, transformando a visita deles ao restaurante em uma experiência única. “A construção deste novo restaurante conceitual é um exemplo do espírito empreendedor e inovador da rede”, avalia o empresário.
Com população estimada em 560 mil habitantes, segundo análise do IBGE em 2007, Sorocaba configura-se como importante pólo industrial e é uma das cidades brasileiras com maior potencial de consumo. A proximidade com grandes aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias e porto marítimo colaboram para o seu crescente desenvolvimento econômico. Por isto a cidade, que já abriga quatro restaurantes do McDonald’s, tem potencial para mais um.
O novo restaurante ocupará um terreno de 3 mil m2 na Avenida Antonio Carlos Comitre, Parque Campolim, e funcionará 24 horas, oferecendo o menu completo de refeições da rede, incluindo Café da Manhã, e também serviço de McEntrega. A nova unidade terá ainda a praticidade do Drive Thru, um McCafé no salão térreo e um quiosque de sobremesas na área externa.
Projeto arquitetônico: sintonia com o meio ambiente
O novo padrão de arquitetura, adotado mundialmente pelo McDonald’s, foi adaptado pelos arquitetos Frank Siciliano e Marcelo Todescan, para o novo restaurante de Sorocaba. “As cores dos ambientes foram cuidadosamente analisadas e definidas a partir de estudos sobre a preferência do público-alvo. Cores vibrantes e cítricas serão utilizadas nos ambientes projetados para os jovens, tons neutros para áreas de adultos, cores vivas e primárias no espaço Ronald Gym”, lembra Dorival Oliveira, diretor de Expansão da Arcos Dourados, máster franqueada da marca McDonald’s no Brasil. O projeto ainda prevê uma estrutura envidraçada para que tenha maior quantidade de luz natural durante o dia e um mobiliário diferenciado.
Para um consumo eficiente de energia, o novo restaurante adotará ainda, nas áreas de serviço, lâmpadas econômicas, com maior capacidade de luminosidade. Com isto, a economia no consumo será de aproximadamente 20%.
Além disto, o novo restaurante vai integrar o programa de Coleta Seletiva, recém-lançado pelo McDonald’s em parceria com a Cooperativa Coeso de Sorocaba. A unidade adotará o sistema de lixeiras subdivididas em três compartimentos: orgânico, plástico/papel e líquidos e os consumidores serão convidados a participar desta iniciativa.
A acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais também foi um aspecto importante previsto pelos projetistas. O novo restaurante terá sanitário específico, piso tátil, rampas, balcão adaptado e mesas destinadas ao consumo no andar térreo, além do cardápio em Braille, adotado desde 1989 pela rede no Brasil.




