Acontece na quinta-feira, dia 13 de agosto, a partir das 18:30 horas, no Anfiteatro do Seminário em Sumaré, a mostra de curtas-metragens resultantes do projeto Geração Animada, realizado entre os meses de maio e junho com cerca de 80 adolescentes da cidade, sob coordenação da Produtora 3S Projetos e Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Patrocinado pela Indústria Villares Metals, com apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, o projeto envolveu a realização de oficinas gratuitas de animação sobre temas como preservação ambiental, humanização no trânsito e sustentabilidade.
“A proposta do projeto é utilizar as oficinas de Desenho Animado para promover os valores de uma sociedade sustentável, além de propiciar aos adolescentes, oportunidades de acesso a manifestações artísticas e do exercício da cidadania”, explica o idealizador do projeto, Marcos Paulo de Moraes, da 3S, empresa de Campinas especializada na consultoria da Gestão da Responsabilidade Social através das leis de incentivo fiscal.
As oficinas, realizadas nos Centros Regionais de Assistência Social (CRAAS) de Sumaré, resultaram na produção de 12 filmes, com uso da técnica de sombra chinesa, recortes e massinha. Os participantes puderam conhecer todas as fases de um desenho animado, desde a definição do tema até a criação do roteiro gráfico (story board), passando pelo processo de animação em computador e instrumentos ópticos, pintura digital, montagem, edição, desenvolvimento da trilha sonora e finalização. “Os resultados foram muito bons. Os curtas foram inscritos no Programa Vídeo Fórum – Mostra Geração 2009, do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que acontece em setembro”, comenta o cineasta e responsável pelas oficinas, Wilson Lazaretti, do NCA de Campinas.
O evento desta quinta-feira marca o encerramento da edição 2009 do projeto em Sumaré. Cada adolescente irá receber um DVD com todos os curtas-metragens produzidos, além de certificado de participação.




