As férias já se foram, mas a programação do Sesc Campinas continua a todo vapor. Nesta semana o destaque fica por conta do show do grupo Manteiga na Garrafa. Com entrada franca, o show acontece nesta quinta (2) às 20h30 na Área de Convivência. No repertório, diversos ritmos do choro, uma das mais belas expressões instrumentais do nosso país, onde se misturam os sons do bandolim, violão, cavaco e pandeiro, que imprimem em sua sonoridade e roupagem a alma brasileira. No show “O choro é nosso!”, o conjunto apresenta um trabalho recheado de diversas linguagens dentro do choro, com os ritmos polca, choro, choro sambado, maxixe, percorrendo desde os mais antigos chorões como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim até os modernos choros de Paulinho da Viola. Nesta apresentação um pouquinho do gosto desse choro que é de todos nós!
Formado por Rafael Yasuda (bandolim), André Ribeiro (pandeiro e violão), Daniel Bueno (violão de 7 cordas) e Bruna Takeuti (cavaquinho), o grupo se formou através dos encontros em meio às tradicionais rodas de choro que acontecem em Campinas e região. Desde 2015 o grupo Manteiga de Garrafa vem atuando nesse cenário musical e atualmente é responsável pelas “Segundas de Choro”, realizadas há 18 anos no tradicional bar e restaurante Empório do Nono em Barão Geraldo. Já se apresentaram no Anfiteatro do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, no Dia da República do Museu Republicano da Universidade de São Paulo – USP e no evento “Ouro, Incenso e Mirra” da Prefeitura de Indaiatuba. Em 2017 teve a honra de dividir o palco com artistas como Corina Meyer – integrante do Choro das 3, Hercules Gomes, Alessandro Penezzi, Derico Sciotti, dentre outros grandes músicos que vivenciaram conosco a beleza da música popular brasileira.
Dentro da programação de cinema e vídeo, o Sesc promove o bate-papo Cinema Alternativo em Comum, um espaço para encontro de cinéfilos, organizadores de mostras e ciclos independentes interessados nas exibições de filmes alternativos na cidade de Campinas. O encontro irá explorar a história e debater as possibilidades e caminhos para a atividade cineclubista na cidade. A atividade é gratuita e acontece nesta terça (21) das 19h30 às 21h30 no teatro do Sesc Campinas.
Além de receber essas atrações, o Sesc disponibiliza diversas atividades esportivas, artísticas e culturais até o fim deste mês, como apresentações teatrais, oficinas, vivências e cursos diversos. A programação completa pode ser conferida no site www.sescsp.org.br/campinas.
SERVIÇO
Havendo necessidade operacional ou razão de força maior, horários, datas, locais, entre outros, poderão ser alterados ou cancelados.
Dia 31.7 – Terça-feira
Mediação De Leitura – Lê Comigo Para Crianças
Com a Cor da Letra. Estímulo para potenciais leitores através do convívio e exploração do objeto livro no acervo da biblioteca do Sesc Campinas.
Dia 24, terça, das 13h às 15h.
Biblioteca. Grátis. Livre.
Mediação De Leitura – Lê Comigo Para Adultos
Com a arte educadora Raquel Martins. Estímulo para potenciais leitores através do convívio e exploração do objeto livro no acervo da biblioteca do Sesc Campinas.
Dia 24, terça, das 17h às 19h.
Bate-Papo – Cinema Alternativo em Comum
Espaço para encontro de cinéfilos, organizadores de mostras e ciclos independentes interessados nas exibições de filmes alternativos na cidade de Campinas. O encontro irá explorar a história e debater as possibilidades e caminhos para a atividade cineclubista na cidade.
Dia 31, terça, das 19h30 às 21h30.
Teatro. Grátis. 14 anos.
Dia 1º.8 – Quarta-feira
Jogos de Mesa e de Salão
Oportunidade de vivenciar jogos de mesa como dama e xadrez, além de jogo de botão, jogo da velha, pebolim e peteleco.
Dia 25, quarta, das 8h às 21h30.
Corredor Esportivo. Grátis. Livre.
Dança de Salão
Proposta para experimentar os mais variados ritmos e gêneros da dança nacional e internacional. Seja um a um, em dupla ou em grupo, o que vale é dançar.
Dia 25, quarta, das 11h às 12h.
Sala Corpo e Arte. Grátis. Livre.
Dia 2.8 – Quinta-feira
Ateliê De Criação – Erro, Mas Escrevo – Como Escrever Um Romance
Inscrições na Central de Atendimento. O projeto Ateliê de Criação é um espaço de criação, experimentação e troca de ideias, a partir de diferentes suportes artísticos, promovendo diálogos e dispositivos criativos relacionados à literatura, seja ela escrita ou oral. Com o escritor Marne Lúcio Guedes. A oficina pretende abrir um espaço para que o participante exercite contar, narrar uma história dentro do contexto do romance contemporâneo. Criar um espaço de autoconhecimento através da palavra escrita, da criação de uma narrativa de cunho ficcional.
Dia 31, quinta, às 19h30.
Sala de Atividades 1. Grátis. 16 anos.
Manteiga de Garrafa
O grupo apresenta os diversos ritmos do choro, como a polca, o choro sambado e o maxixe. Com Rafael Yasuda, bandolim; André Ribeiro, pandeiro; Daniel Bueno, violão de 7 cordas e Bruna Takeuti, cavaquinho.
Dia 2, quinta, às 20h30.
Área de Convivência. Grátis. Livre.