20.9 C
Campinas
sábado, fevereiro 14, 2026
spot_img

“A fome deixou de ser endêmica no Brasil”, afirma ministro Patrus Ananias

Data:

O ministro do Desenvolvimento Social e combate à Fome, Patrus Ananias, apresentou nesta quarta-feira (2/9), em Campinas (SP), as políticas de segurança alimentar e nutricional do Governo Federal a uma plateia de pesquisadores e gestores nacionais e estrangeiros que participam da II Conferência Latino Americana e caribenha de Medidas de Segurança Alimentar e Nutricional (CLACMESA). “Ainda temos fome no Brasil, mas estamos trabalhando com muita determinação – e ajuda de parceiros – para erradicá-la definitivamente no País. Ela deixou de ser endêmica, está muito mais localizada, mas ainda temos desafios”, afirmou Patrus durante a palestra principal do evento.
O ministro relatou o histórico da fome no Brasil e lembrou palavras do escritor Josué de Castro, que no livro Geografia da Fome afirmou: “É um flagelo fabricado pelos homens, contra outros homens”. Patrus Ananias explicou a estratégia do Fome Zero, conjunto de ações para erradicar a fome que inclui programas como Bolsa Família, Restaurantes Populares, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outros. O papel do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) também foi lembrado, tanto para a provação da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) quanto agora, na iniciativa de incluir o direito à alimentação na Constituição Federal.
O evento em Campinas reúne pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisas com experiência e reconhecimento internacional na área de segurança alimentar e nutricional. O objetivo é analisar os avanços no diagnóstico da situação da insegurança alimentar familiar e nas políticas para seu enfrentamento ocorridos na América Latina e Caribe, desde a edição de seu primeiro encontro, na Colômbia, em 2007. É também uma oportunidade para que acadêmicos e gestores de políticas públicas compartilhem experiências, considerando as formas de medir a insegurança, o entendimento das situações que conferem vulnerabilidade às famílias e as consequências para a saúde e o bem estar daqueles que convivem com o baixo acesso à alimentação em quantidade suficiente e qualidade adequada.
A Conferência acontece até esta sexta-feira (4). Neste mesmo dia, às 8h30, a chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Adriana Aranha, faz a palestra “A Exper iência do Fome Zero no Brasil”. O evento é organizado pela Unicamp, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e o Instituto de Economia (IE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade