24.9 C
Campinas
sábado, dezembro 27, 2025
spot_img

Praia Grande sedia etapa final do 14º Circuito A Tribuna de Surf Colegial

Data:

O município de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, encerra nos próximos dias 26 e 27 de setembro, a segunda e decisiva etapa do 14º Circuito A Tribuna de Surf Colegial. As inscrições estão abertas e as vagas limitadas. A Praia da Guilhermina, em frente à Praça Portugal, será o local das disputas e uma turma de estudantes bons de onda darão um show, garantido. E não é para menos. Na lista desses garotos, que não largam os livros e nem a prancha, se encontra grandes nomes do surf brasileiro e outros que começam a despontar.

A prova é evidente. Normalmente, só encabeça a lista quem já conseguiu o seu lugar no mágico mundo do surf, mesmo que ainda não tenha passado dos 18 anos. Isso é bom, pois mostra que o esporte no país tupiniquim é de terreno fértil – tudo que planta, dá. Ciente desta realidade, o Jornal A Tribuna, ao lado de outras empresas comprometidas, está há 14 anos reunindo essa garotada que lotam cada etapa. Outro reflexo do sucesso foi o número de pessoas que passaram na praia durante a abertura do Circuito que, segundo a organização da Tri Eventos, o contado foi cerca de 10 mil pessoas.

Abrindo o ranking das quatro categorias existentes na competição, estão futuros e já presentes talentos da nova geração do surf profissional brasileiro. Thiago Guimarães, de Peruíbe, é aluno do Adélia Camargo Corrêa, em Guarujá, onde reside atualmente não só para estudar, mas para ficar mais perto de ondas fortes e tubulares. Um olho no mundo aquático lá na frente. Campeão da categoria Junior, o garoto de 17 anos é um dos que conseguiu, desde já, uma rotina como profissional, claro, sem deixar os seus dezessete anos murchar.

Pelo segundo ano consecutivo, Guimarães foi um dos representantes nacionais em mundiais da International Surfing Association (ISA). Esteve este ano em Salinas, no Equador, e no ano passado, em Portugal. Aparece como garoto propaganda em revistas renomadas de surf vestindo produtos de seu patrocinador Antiqueda, marca santista que veste o surf e seus admiradores mundo afora. Thiago é apontado pelo presidente da Confederação Brasileira do Surf, Juca de Barros, como um grande talento e potencial para representar bem o Brasil. Também foi campeão do A Tribuna, em 2007.

Matheus Salazar, do Ateneu Santista, carrega um DNA explosivo, potência adquirida dentro de casa, onde o avô foi a força motora que alavancou a carreira do pai, Picuruta, e do tio, Almir, lendas vivas do surf brasileiro em plena atividade. Já costumado a ver trófeus entrando e enchendo o espaço de sua casa, começou a ganhar os seus próprios, e, na Guilhermina, segurou mais um da categoria Mirim. Matheus derrotou na final o guarujaense Jessé Mendes, tricampeão paulista e campeão brasileiro na categoria.

Na Iniciante, Edgard Groggia, do Don Domenico, em Guarujá, onde mora, é outro exemplo de que o campeonato concentra desde cedo profissionais das ondas, mesmo ainda sendo amadores. Groggia, que está perto de completar 13 anos no próximo dia 16 de outubro, foi o melhor na Iniciante e vem papando tudo que vê pela frente. De vários campeonatos que participa, o pódio tem sido constantemente freqüentando por ele.

Em passagens recentes, Adriano de Souza, o Mineirinho que já chamava atenção seja no Quebra-Mar, Tombo, Maluf ou qualquer canto, se tornou a notícia mais comentada. A possibilidade de realizar o sonho de todos os parafinados brasileiros, colocando o País no topo do ranking mundial é só uma questão de tempo. Tempo este que as crianças e adolescentes surfistas que participam do Circuito, podem trazer um dia esta alegria, como Adriano Mineirinho, que também já deu as suas remadas nas ondas do A Tribuna.

Mas quem disse que o público irá assistir somente esses meninos que já tem tanta água salgada na veia, que não conseguem mais largar o mar? Revelações acontecem todos os anos. Um número grande diante de uma década e quatro anos de monta e desmonta palanque debaixo de sol e de chuva. O esforço tem valido a pena. Novos nomes vão surgindo, ainda tímidos, fora do mar. Nada de revistas, nem viagens alucinantes para picos paradisíacos que toda criança e, principalmente adulto, deseja estar, pelo menos, um dia.

Eles também têm o sangue salgado e amam estar no mar. O Circuito que busca aproveitar da ferramenta surf na construção de uma vida mais equilibrada com estudos, dando a esses jovens a possibilidade de uma carreira profissional, madura e próspera, tem visto frutos onda após onda. Na etapa de abertura, quatro deles apareceram e prometem. Leonardo de Oliveira estuda na EE Dep. Antonio M. Coelho, em São Vicente, e fez bonito ao lado das feras já reveladas. Surfou tanto que mereceu sair da Guilhermina com o troféu “Revelação” na categoria Mirim e sexto colocado no ranking.

A cidade vizinha de São Vicente não ficou só com uma estrela. Jéssica Marques mostrou que o esforço, determinação e não desistir nunca, podem proporcionar grandes satisfações. Apesar de já ter um currículo marítimo de gente grande, a aluna do EE Zulmira Lambert, continua esperando a sua vez. Há muito tempo ela já foi revelação, e depois de cinco anos competindo sem deixar de lado o desejo de ganhar, Jéssica realizou seu sonho e espera muito mais. “Desde que comecei no Circuito, aos 12 anos, busco essa vitória. Treinei bastante e o resultado veio. Agora vou me preparar ainda mais para a etapa final”, prometeu a garota de 17 anos, na etapa de abertura.

São Vicente estava com sorte. Outra contemplada é da cidade e treina na escolinha Municipal. O troféu Revelação da categoria Feminino garantido pela vicentina Júlia dos Santos, do Colégio Ordem e Progresso, de Santos, deu ânimo à surfista, sétima na etapa. Recentemente, no Festival São Vicente Suprema de Surf, ela ganhou mais uma. Marcos Aurélio, da EMEF Prof. Lucio Martins Rodrigues, de São Vicente, e quinto colocado, levou o troféu na categoria Iniciante, e deixou evidências de que a praia do Itararé tem gente despontando.

Praia Grande não ficou assistindo somente os vicentinos serem condecorados. Lucas Barbosa, terceiro colocado na Junior, foi o orgulho da CEES Max Gallizzi e garantiu o destaque para o colégio e para a cidade que recebeu pela primeira vez o espetáculo da combinação surf e estudos. Isso dá certo.

Abertas – A inscrição para cada categoria é de R$ 35,00, com direito a camiseta do evento. Os interessados em participar – representados por pais, professores ou escolas – devem ir à Rua General Câmara, 100, no Centro de Santos, de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h30. O prazo termina no dia 23/09 ou até preencher o número de vagas.

Cada atleta deve, obrigatoriamente, apresentar ofício, com assinatura e carimbo do professor de Educação Física e do diretor da escola, contendo nome, data de nascimento e categoria. Também é preciso anexar cópia de identidade escolar. As categorias em jogo são: Junior (nascidos em 1991 ou 92), Mirim (93 ou 94), Iniciante (95 ou 97) e Feminina (de 91 a 95).

Cada escola pode formar sua equipe com dois atletas na Júnior e na Mirim e um representante na Iniciante e na Feminina. Para esta etapa, surfistas convidados participam da AntiQueda Expression Session, uma bateria especial, sem regras, valendo a manobra mais radical.

Outra atração será a final do College Girl AntiQueda, desfile de biquini para eleger a aluna mais bonita da praia. Na primeira etapa, 10 candidatas foram classificadas e somaram pontos para suas escolas.

Informações pelo telefone: (13) 2102-7088. Os resultados completos da etapa inicial estão disponíveis no link: sat.grupoatribuna.com.br/triesportes/2009/surfcolegial/video.asp.

Homologado pela Confederação Brasileira de Surf, o 14º A Tribuna de Surf Colegial é apresentado por AntiQueda, surfwear parceira do circuito desde a sua criação, em 1996. Patrocínio: Prefeitura de Praia Grande e Sthill. Apoios: Silver Surf e Teccel. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Realização: A Tribuna. Organização: Triesportes.

Resultados da 1ª etapa:

Colégios
1 Don Domênico (Guarujá) – 120
1 Adélia Camargo Corrêa (Guarujá) – 120
3 Objetivo Guarujá (Guarujá) – 46
4 Ateneu Santista (Santos) – 45
5 EE Zulmira Lambert (São Vicente) – 44
6 EE Jardim Bopeva (Praia Grande) – 42

Categoria Junior
1 Thiago Guimarães (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
2 Luan Felipe (EE Jardim Bopeva – Praia Grande)
3 Lucas Barbosa (CEES Max Gallizzi – Praia Grande)
4 Maxsswell Ribeiro (EE Reverendo Augusto Paes – Praia Grande)
5 Nathan Brandi (Objetivo Guarujá)
6 Adriano Maciel (Colégio Virtual – São Vicente)

Revelação: Lucas Barbosa (CEES Max Gallizzi – Praia Grande)

Categoria Mirim
1 Matheus Salazar (Ateneu Santista – Santos)
2 Jessé Mendes (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
3 Caio Ibelli (Don Domênico – Guarujá)
4 Sidney Guimarães (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
5 Yagê Araújo (Don Domênico – Guarujá)
6 Leonardo de Oliveira (EE Dep. Antonio M. Coelho – São Vicente)

Revelação: Leonardo de Oliveira (EE Dep. Antonio M. Coelho – São Vicente)

Categoria Iniciante
1 Edgard Groggia (Don Domênico – Guarujá)
2 Leandro Cruz (Lions Clube Ocian – Praia Grande)
3 Deivid Silva (Objetivo Bertioga)
4 Victor Bernardo (Adélia Camargo Corrêa – Guarujá)
5 Marcos Aurélio (EMEF Prof. Lucio Martins Rodrigues – São Vicente)
6 Kaue Rodrigues (EE Rosélia Xavier – Itanhaém)

Revelação: Marcos Aurélio (EMEF Prof. Lucio Martins Rodrigues – São Vicente)

Categoria Feminina
1 Jéssica Marques (EE Zulmira Lambert – São Vicente)
2 Kaena Brandi (Objetivo Guarujá)
3 Vitória Tebet (Don Domênico – Guarujá)
4 Tayane Teotônio (EE Milton Martins Poitena – Itanhaém)
5 Taina Roberta (EM São Francisco de Assis – Praia Grande)
6 Larissa Florêncio (Monteiro Lobato – Peruíbe)

Revelação: Júlia dos Santos (Ordem e Progresso – Santos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Corinthians conquista tetra da Copa do Brasil no Maracanã

Timão vence o Vasco por 2 a 1 fora...

Entre vitrine e alívio financeiro, Jeh vive pré-temporada decisiva na Ponte

Centroavante muda postura, tenta deixar lesões para trás e...

Corinthians e Vasco vão decidir a Copa do Brasil de 2025

Goleiros brilham nos pênaltis e levam clubes à final...

Domingo define finalistas da Copa do Brasil sob pressão, bastidores e contas milionárias

Domingo define finalistas da Copa do Brasil sob pressão,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade