Nos dias 19 e 20 de setembro, o SESI Piracicaba apresentará, gratuitamente, a peça E se…, da Tato Criação Cênica. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado e outra no domingo, às 16h. A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar a décima edição do projeto Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, promovido pela entidade em 15 municípios do Estado.
Contemplada com o Prêmio Myriam Muniz 2007 – Funarte, a peça trata dos diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas e ações de cada um no coletivo. A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros no cotidiano dos personagens. Numa realidade urbana bem brasileira, cada ação desses personagens revela novos rumos para a história, criando e recriando universos.
Nesta montagem, criança de rua, palhaço, gari agricultor e uma simpática velhinha são algumas das personagens que transitam nos cenários do campo e da cidade. Os encontros e desencontros do cotidiano dessa gente é que dá sustentação ao espetáculo, que tem abordagem bem-humorada e lúdica.
Katiane Negrão e Dico Ferreira, diretores da peça, revelam que a pesquisa no teatro de animação do grupo concentra-se na animação de partes do corpo, principalmente das mãos, e expande-se para a manipulação de objetos. Sem a utilização de palavras, as personagens possuem uma linguagem inventada. “O diálogo entre elas se dá numa linguagem abstrata. São sons vocais facilmente traduzidos pela plateia”, contam. Para eles, esta linguagem compõe, com os ruídos de cena e temas criados, o clima sonoro da peça. “A exploração de sons vocais cria uma dramaturgia sonora que acompanha e complementa a dramaturgia física”, explicam.
A montagem participou do 36º FENATA (Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR) e conquistou o prêmio de Melhor Pesquisa em Teatro de Animação. Além deste, obteve também o Prêmio Memória, na FETACAM (Festival de Teatro de Campo Mourão).
Ficha Técnica:
Concepção, Direção, Texto: Katiane Negrão e Dico Ferreira
Direção Sonora e Preparação Vocal: Karla Izidro
Elenco: Katiane Negrão e Dico Ferreira
Figurinos e Adereços: Cristine Conde
Iluminação: Luiz Nobre
Vídeo e Edição: Kleberr Wlader
Produção: Luciana Falcon
Histórico da Tato Criação Cênica
Formado há cinco anos em Ouro Preto (MG), o grupo desenvolve trabalho de pesquisa cênica tendo como fio condutor uma dramaturgia essencialmente corporal. Sua proposta é buscar a integração das linguagens do teatro, da dança contemporânea, da mímica e do teatro de animação para comunicar e emocionar por meio do simples. Deste período, resultado da junção dos trabalhos de Dico Ferreira e Katiane Negrão, surgiu o premiado espetáculo Tropeço e a oficina Em Busca de Uma Dramaturgia Física.
Em 2005, fez parceria com Mariza Basso Produções, de Bauru (SP), nos espetáculos O Circo dos Objetos e A Hora da História.
Com sede em Curitiba (PR) desde 2006, participou de mais de 20 festivais nacionais e internacionais. Assim, a Tato Criação Cênica já se apresentou em 11 estados brasileiros e outros quatro países, como Portugal, França, Espanha e Argentina.
Com a primeira montagem, o grupo obteve o Troféu Gralha Azul, concedido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra do Paraná como melhor espetáculo de 2008 e, ainda, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia. Além disso, também foi escolhido como melhor espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte de 2007.
SERVIÇO:
10ª Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas
Espetáculo: E se…
Local: SESI Piracicaba – Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial.
Datas e horários: dias 19 e 20/09 (sábado e domingo), às 16h.
Entrada: franca – retirar ingressos com uma hora de antecedência
Capacidade: 330 lugares
Gênero: comédia
Duração: 45 minutos
Recomendação etária: Livre para todos os públicos
Informações: (19) 3421-2884 / 5680