18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Ancora Viva: a Società Lavoro e Progresso resiste ao tempo!

Data:

No dia 16 de Setembro, às 20h00, a Società Italiana Lavoro e Progresso comemora mais um ano de existência, ao som de música ao vivo do Grupo Tema e no ritmo das danças típicas italianas do Grupo Folclórico do Instituto de Artes Luana Lopes. Ao admirar a arquitetura de sua sede, muitos moradores, especialmente os mais novos, desconhecem a história de sua constituição e existência. Assim, lembramos que, em 21 de agosto de 1894, um grupo de imigrantes italianos de Sousas fundou uma sociedade étnica de socorro mútuo – a Società Italiana de Mutuo Soccorso Lavoro e Progresso. Os objetivos da associação se relacionavam às necessidades da coletividade italiana, segregada como grupo estranho à comunidade estabelecida. Nesse sentido, seus membros recebiam auxílio em casos de doenças, falecimentos e dificuldades para trabalhar, além de receberem informações sobre a distante pátria por meio de leituras coletivas de jornais italianos e ítalo-brasileiros, como o Fanfulla.
Segundo o Diretor Cultural da associação, sr. Hélio Beltramelli, o mútuo socorro, no entanto, não se resumia somente a tais necessidades básicas, englobando também aspectos culturais – como a educação e a divulgação e manutenção de costumes e valores, sendo a fratellanza seu maior expoente. Desde sua fundação, a Società passou por diversas fases: associação mutualista, sede de uma espécie de Cinema Paradiso, teve sua denominação modificada para “Sociedade Beneficente de Sousas” (em função da perseguição aos italianos durante a II Guerra Mundial), alugou sua sede para clubes e foi utilizada pela Prefeitura até fins da década de 1990.
O Presidente da associação, sr. Vittorio Palumbo, destaca que em 1997 iniciou-se um movimento dos descendentes de italianos a fim de retomarem a sede social e reativarem a associação. Após dois anos, as atividades foram retomadas e, desde então, a sociedade se tornou uma associação cultural que visa ao resgate das tradições italianas, por meio de festas, celebrações e, sobretudo, pela recuperação do que consideram como valores tradicionais italianos: a fratellanza e o mutuo soccorso. Na próxima edição, analisaremos os elementos relacionados as suas tradições. Até lá, esperamos que participem da comemoração dos 112 anos da Società e confiram a preservação da cultura ítalo-brasileira constituída em nossos distritos. Os interessados devem entrar em contato com sua diretoria no telefone 3258-6593, de 3ª à 5ª feira, das 19h30 às 22h00.

Cristiane Renata de Lima Prestes
Aluna do 4º ano de História da UNICAMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

As Famílias de imigrantes italianos em Sousas e Joaquim Egídio

As Famílias   Família Bertazolli Giuseppe Bertazolli imigrou para o Brasil no...

História dos Imigrantes Italianos nos Distritos de Sousas e Joaquim Egidio

  História dos Imigrantes Italianos Os casos… No início do século passado...

O Laranjal… A história de Joaquim Egídio

      Joaquim Egídio é um distrito pertencente ao município de Campinas, no estado de São...

História da cidade de Sousas

  A fundação de Sousas foi em 1830 e teve...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363