26.9 C
Campinas
quarta-feira, março 18, 2026
spot_img

Primeiro-ministro do Líbano renuncia diante de manifestações contra o governo

Data:

O cenário é de conflito aberto entre as forças estatais e os manifestantes, entre tiros de bala de borracha, bombas de gás lacrimogêneo, pedras e paus.

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, renunciou, no início da tarde desta segunda-feira (10). Desde a explosão do que se acredita terem sido 2.750 toneladas de nitrato de amônio, em um armazém do porto estatal, em Beirute, no Líbano, a instabilidade política e econômica no país foi descortinada com as manifestações que se ampliam pelo país. Os protestos também já levaram à renúncia da então ministra da Informação do Líbano, Manal Abdel Samad, e do ministro do Meio Ambiente, Damianos Kattar, neste domingo (9). 

Ao anunciar a sua renúncia, Manal Abdel Samad afirmou que sua decisão foi uma resposta “ao desejo público de mudança” e “em respeito aos mártires” do Líbano. Segundo canais de TV do país, um incêndio começou perto do Parlamento, enquanto manifestantes tentaram invadir o espaço, sem sucesso, neste fim de semana. Conseguiram, entretanto, entrar nos prédios do Ministério do Trabalho e do Ministério para Assuntos de Refugiados. O cenário é de conflito aberto entre as forças estatais e os manifestantes, entre tiros de bala de borracha, bombas de gás lacrimogêneo, pedras e paus.

Os libaneses associam a tragédia do dia 4 de agosto à ineficiência das autoridades e à corrupção no governo de Michel Aoun, na Presidência desde outubro de 2016. Segundo a emissora de TV Al Jazeera, uma denúncia sobre o risco de armazenamento do material foi feita às autoridades libanesas, há pelo menos seis anos. Apesar dos alertas, o governo libanês não tomou nenhuma medida em relação à estocagem, cujo acidente deixou pelo menos 158 mortos e 6 mil feridos.

A explosão, nesse sentido, foi apenas a gota d’água. Os libaneses vêm se manifestando meses a fio contra o governo, o que já levou à renúncia, em outubro de 2019 do ex-primeiro-ministro Saad El-Din Rafik, que tentou a tributar ligações via WhatsApp e a utilização de redes sociais como Facebook e Instagram. 

Conforme dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) libanês deve diminuir 12% em 2020, e a inflação deve chegar a 17%. A moeda libanesa, a lira, está desvalorizada em 80%. Segundo dados do início do ano do Banco Mundial, 50% da população do Líbano ficará tecnicamente abaixo do nível da pobreza até o fim do ano. Falta também eletricidade no país, que só chega para a população por duas ou três horas por dia.

Somado a esse cenário, bem como o aumento da população pobre em decorrência da migração de refugiados sírios e falha dos sistemas de saúde e educação, um movimento popular passou a pedir a renúncia de todos os políticos e novas eleições. Nas ruas, os manifestantes usam a palavra de ordem “kulon yaeni kulon” que, em árabe, significa “todos quer dizer todos”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Trump ameaça adiar cúpula com Xi Jinping em meio à crise no Estreito de Ormuz

Presidente dos EUA pressiona China a aderir a esforço...

Meloni diz que Itália não participará de ataques contra o Irã e cobra solução diplomática para guerra

Premiê afirma que conflito agrava crise do direito internacional...

Filho de Ali Khamenei é escolhido novo líder supremo do Irã após morte do aiatolá em ataque atribuído aos EUA

Decisão foi tomada pela Assembleia dos Especialistas e ocorre...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade