O projeto Estrada Real é a comercialização publicitária relacionada ao caminho turístico – construído na época do Brasil colônia pela Coroa Portuguesa no século XVIII – e os 177 municípios espalhados por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. São eles mobiliários urbanos, sinalização da estrada e projetos especiais de turismo.
“O Projeto Estrada Real, com idéias de sinalização e comunicação, surgiu em 1978 quando foi levado a câmara dos deputados de Minas Gerais pela primeira vez. Na época, por questões políticas, o plano foi esquecido. Anos depois, com o governo de Aécio Neves, as nossas idéias vieram a tona novamente e se torna realidade com a concessão conquistada pelo Grupo Kallas. Agora o projeto está muito mais completo e inclui projetos especiais de turismo” conta Luiz Roberto Kallas, presidente do Grupo.
O anuncio do Projeto Estrada Real e a oficialização da sociedade com a Charme Propaganda, constituída desde o início de 2006, aconteceu no dia 05 de Agosto, na Festa do Mídia, oferecida pelo Grupo Ponto Chick aos profissionais de mídia do mercado de Belo Horizonte. “Hoje a Charme é o nosso braço direito em Minas e se o Grupo Kallas tivesse que fazer esse projeto sem essa sociedade teria que montar uma grande estrutura em na capital mineira para colocar isso em prática” declara Luiz.
O Projeto Estrada Real é a comercialização publicitária relacionada ao caminho turístico, construído na época do Brasil colônia pela Coroa Portuguesa, durante o século XVIII, para o escoamento do ouro e diamantes extraídos na Bahia e Minas Gerais para os estados de Rio de Janeiro e São Paulo. O trajeto abrange 177 municípios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Grupo Kallas será responsável pelos mobiliários urbanos das cidades, toda sinalização turística da estrada, projetos especiais de turismo como o patrocínio de empresas em manutenção de monumentos históricos e praças. Entre as novidades está a criação de guias temáticos como o Guia do Caminhoneiro Estrada Real.
“Toda a sinalização dos 1.500 quilômetros da Estrada Real e os mobiliários urbanos (relógios de ruas, abrigos de ônibus, placas, entre outros) das cidades serão uniformes e personalizados com design barroco. O Grupo Kallas assinou um contrato de divulgação por 10 anos + 10 anos e hoje já tem implantados 700 marcos turísticos e em pouco tempo haverá 1.900. Foi elaborado um totem especial onde de um lado é o mapa da cidade com destaque para todos os pontos de interesse turístico e do outro o patrocinador. Esse trabalho facilita a vida do turista que chegará mais facilmente ao seu objetivo e ainda contará com o selo de qualidade na hora de escolher pousadas e restaurantes. Os municípios envolvidos também serão beneficiadas com a revitalização, geração de fundos e a criação de empregos. É o primeira vez que se faz um desenvolvimento de turismo para várias cidades ao mesmo tempo e um turismo realmente profissional. As empresas envolvidas com patrocínio estarão comprometidas não só com a preservação histórica da região como também na proteção do meio-ambiente” descreve Luís.
Além do Grupo Kallas, estão envolvidos no Projeto Estrada Real a Charme Propaganda, a Superdoor – que também é associada ao Grupo – e a FIEMG que é principal responsável. Esse projeto de comunicação se agrega ao programa de desenvolvimento da Estrada Real, via turismo, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em outubro de 1999, com o objetivo de induzir e fomentar o produto turístico Estrada Real. O programa, gerenciado pelo Instituto Estrada Real e elevado a projeto estruturador do governo do Estado de Minas Gerais pelo governador Aécio Neves, é hoje o maior projeto turístico em desenvolvimento no País.