O Instituto Amigos do Emprego firma parceria com o Programa Escola da Família para diminuir o desemprego em comunidades carentes
Apoiar o desempregado de forma sustentável, dentro da própria comunidade, por meio de agentes multiplicadores. Está é a proposta do novo projeto da organização não-governamental Amigos do Emprego, desde março iniciou um programa de capacitação de universitários bolsistas do Programa Escola da Família – projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Unesco. O objetivo é oferecer auxílio profissional e psicológico para a população desempregada, moradores da comunidade, a partir da estrutura, da metodologia e do material especialmente desenvolvido pela ONG.
O Programa Escola da Família é uma iniciativa que une mais de cinco mil profissionais da educação, 30 mil estudantes universitários e milhares de voluntários para desenvolver hábitos saudáveis junto aos mais de sete milhões de jovens que vivem no Estado de São Paulo. O objetivo do Programa é a abertura, nos finais de semana, de cerca de seis mil escolas da Rede Estadual de Ensino, transformando-as em centro de convivência, com atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho.
É justamente para esta última área que a Secretaria de Educação convidou a instituição para desenvolver um projeto piloto de qualificação profissional. Com a mesma metodologia européia das grandes empresas de recolocação e reorientação de carreira, disponibilizada pela consultoria francesa BPI do Brasil, a ONG formou multiplicadores que vão atuar em cinco municípios: Franco da Rocha, Caieras Cajamar, Francisco Morato e Mariporã. Para a formação da primeira turma foram selecionados 20 conselheiros/ universitários (dois de cada escola) que representam as cinco regiões citadas.
A meta é organizar grupos de apoio, usando a estrutura da escola, para oferecer à comunidade acesso fácil à informação, qualificação e orientação profissional para os desempregados. As oficinas incluem desde dicas de como fazer um currículo, apresentação em entrevistas, dinâmicas, até onde e como a melhor forma de procurar um emprego. “Já na primeira turma percebemos o entusiasmo dos conselheiros na participação do projeto. Foi impressionante como aprenderam os conceitos de forma natural”, observa a coordenadora do Amigos do Emprego, Laura Castelhano.
O projeto piloto contemplará 10 escolas, em cinco regiões, e terá a duração de quatro meses, mas a idéia é estender a iniciativa para outras regiões do Estado. Segundo Laura Castelhano, um dos diferenciais deste trabalho é a facilidade que o morador da comunidade tem para ter acesso às informações. “O desempregado não precisa se deslocar de sua comunidade para buscar apoio. Isso facilita muito, além de dar mais ânimo para quem está em busca de emprego”, ressalta Laura.
* O Instituto Amigos do Emprego é uma ONG que apóia ações que visam reduzir os níveis de desemprego em nosso país e desenvolver novas oportunidades de trabalho e renda. Um de seus objetivos é o desenvolvimento e fomento de políticas públicas de geração de trabalho e renda, e apoio na gestão e implantação de seus processos de recolocação, em condições de trabalho e renda, de profissionais demitidos ou desligados por aderirem a planos de demissão incentivada ou voluntária, ou similares.