Brasil necessita realizar testes em massa, que identifiquem os portadores da Covid-19

Data:

Assintomáticos são transmissores, e é urgente o País realizar testes em massa pelo método PCR para isolar os contaminados e evitar que a pandemia siga se alastrando em ritmo acelerado

O fato de o Brasil ter atingido mais de 1,5 milhão de pessoas contaminadas e registrar mais de 62 mil mortes, no momento de flexibilização da quarentena, reforça o alerta de especialistas da área de saúde quanto ao risco da pandemia seguir um ritmo galopante se não houver uma testagem em massa para isolar os contaminados, principalmente considerando o grande número de pessoas assintomáticas que podem estar transmitindo o vírus.

“A contaminação por assintomáticos é uma realidade. Como muitas pessoas acham que não são transmissoras, pois não têm sintomas, isto pode ser um sinal verde para que assintomáticos relaxem quanto à prevenção e contribuam para que a pandemia siga em ritmo galopante, principalmente no momento em que o País atinge mais de 1,5 milhão de contaminados e mais de 62 mil mortes”, alerta a biomédica Dra. Alexandra Reis, Ph.D. em vírus respiratórios pela USP, pós-doutorada em Biologia Molecular e Diretora Científica da Testes Moleculares, que realiza testes em massa pelo método PCR.

Ela lembra que, segundo publicações científicas, até 41% da população podem estar infectados e são assintomáticos. “Por isso é fundamental a testagem em massa, e pelo método PCR, para que seja possível identificar as pessoas portadoras do vírus e isolá-las, pois esta é a única forma do País ter um controle epidemiológico”, defende a Diretora Científica da Testes Moleculares.

O método PCR, destaca a Dra. Alexandra, é o único que identifica quem de fato está com o vírus ativo e é potencial transmissor, e permite detectar a contaminação desde o primeiro dia, mesmo em casos assintomáticos, dependendo da carga viral. “Desta forma, é possível criar uma estratégia de isolamento efetiva e ter o controle da contaminação pelo SARS-CoV-2.”

Contudo, o Brasil ainda testa muito pouco a sua população, comparado a outros países. Outra preocupação é com o surgimento de inúmeros testes atualmente no mercado, cuja eficácia é duvidosa. “Já existem outros testes de biologia molecular aplicados para o diagnóstico molecular dos Sars-CoV-2, como a PCR LAMP, porém com poucos trabalhos científicos que referenciem sua eficácia, sendo que a especificidade desses testes tem se situado, ainda, no máximo em 80%”, observa.

O teste aplicado pela Testes Moleculares é um PCR em tempo real, de alta sensibilidade e especificidade, que apresenta quase 100% de eficiência nos resultados, sem risco de falsos negativos e positivos. A maioria dos testes de PCR em tempo real usa os protocolos recomendados pelo CDC, dos EUA, ou pelo Charite, de Berlim.

A Testes Moleculares está à frente do maior programa de testagem em massa pelo método PCR molecular em andamento hoje no Brasil, realizado no município de Parauapebas, no Pará. Nesse município, a empresa já testou cerca de 20 mil pessoas, e a previsão é testar 50% da população.

O modelo de atuação da Testes Moleculares tem potencial para realizar mais de 100 mil testes por dia, de acordo com cronograma de montagem e entrega das unidades, em qualquer região do País, e com divulgação de resultados por meio de aplicativo. É a única empresa no Brasil com essa capacidade para testes em massa pela metodologia PCR molecular.

Sobre a Testes Moleculares

A Testes Moleculares é uma empresa de biomedicina, com perfil científico e que busca a fusão entre Saúde e Tecnologia. É a única empresa hoje com capacidade para realizar testes PCR em massa, em qualquer localidade do País, com precisão de quase 100% nos resultados e entrega no mesmo dia.

Conta com um time de dezenas de especialistas da área de saúde como biologia molecular, saúde pública e infectologia, dirigidos pela Dra. Alexandra Reis com o apoio do biomédico Dr. David Falango, especialista em Microbiologia e Mestre em Gestão de Organizações de Saúde pela FMRP-USP, diretor do Laboratório Central de Patologia Clínica do HCFMRP-USP e que atuou, por seis anos, como o biologista encarregado do Laboratório de Sorologia do HCFMRP-USP.

A Testes Moleculares tem 10 anos de atuação na área de Biomedicina, e foi incorporada pelo grupo ETG – multinacional especializada em Tecnologia e Soluções de produção, com mais de 15 anos de experiência no mercado nacional e internacional. É presidida por Gabriel Rodrigues, empreendedor especializado em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, e também fundador do Grupo ETG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Anvisa libera primeiro genérico do Dexilant contra refluxo e azia

Registro abre caminho para tratamento mais barato do refluxo...

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...
Gilmar Mendes defendeu a necessida de dar nome aos bois. Flávio Dino rebateu o presidente da casa por vários momentos. Bate-boca entre ministros, acusações de viés político-eleitoral, afastamentos e...