17.6 C
Campinas
terça-feira, junho 9, 2026
spot_img

Campanha nacional incentiva teste para diagnóstico precoce do HIV/aids

Data:

A cada três brasileiros com HIV/aids, um não sabe que tem o vírus. Por isso, a Secretaria de Saúde de Campinas, seguindo orientação do Ministério da Saúde, está realizando uma campanha educativa de estímulo à realização de exames para a detecção precoce da doença do dia 22 de novembro até 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Todos os 63 Centros de Saúde da cidade, mais o Centro Referência DST/AIDS e o Hospital Ouro Verde vão realizar exames e orientar a população.

O teste é um processo seguro, sigiloso e acessível. É feito durante todo o ano, mas durante a campanha, as unidades de saúde vão reforçar a orientação para que se faça o exame. “Estamos desde 2007 com cerca de 260 casos por ano na cidade, que ainda é mais comum em homens e em pessoas entre 30 a 49 anos. Entretanto, o teste é para todos que têm vida sexual ativa, principalmente quem nunca fez ou fez o exame há muito tempo. Por isso, os profissionais de saúde vão incentivar todos a participar da campanha”, explicou a coordenadora do programa DST/Aids de Campinas, Cláudia Barros.

O Ministério da Saúde vai lançar uma campanha em rede nacional em que os protagonistas são pessoas que vivem com HIV com a abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de aids”.

“O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

Atividades

Além dos exames nas unidades, no dia 30 de novembro será montado um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Praça Bento Quirino, no Centro, a partir das 19h. A atividade se repete no dia 1º de dezembro na Praça Ruy Barbosa, no Centro, atrás da Catedral, das 9h às 16h.

Serão realizados testes rápidos, além de orientação e distribuição de preservativos. Apresentações culturais também acontecerão no CTA da Praça Ruy Barbosa.

Tratamento

Cerca de 70% dos pacientes que vivem com aids no Brasil, e que estão em terapia antirretroviral, apresentam cargas virais indetectáveis. Isso significa que as pessoas que têm a infecção e recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão vivendo cada vez mais. “O Ministério da Saúde considerou como prioridade trabalhar, não apenas o dia de combate à Aids, como também essa ação de mobilização. A campanha serve para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce”, frisou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

A incorporação de novos medicamentos no tratamento contra a aids também tem contribuído para diminuir as estatísticas de óbitos em consequência da infecção. Em 2010, a etravirina passou a ser oferecida no SUS para pacientes com resistência aos outros antirretrovirais. Já o tipranavir foi incluído no rol de medicamentos disponíveis no país, desde o ano passado. É o primeiro antirretroviral de resgate terapêutico que poderá ser utilizado por crianças de 2 a 6 anos de idade.

Serviço

– Teste Convencional para diagnóstico de Aids nos 63 Centros de Saúde da cidade. O telefone 156 orienta sobre a unidade mais próxima, assim como o período de funcionamento.

– Teste rápido no Centro de Referência DST/Aids de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h, na Rua Regente Feijó, 637, no Centro.

– Teste rápido no Hospital Ouro Verde, ao lado do ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Ruy Rodrigues 3434, Jardim Ouro Verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vídeos mostram momentos de tensão durante operação com tiroteio em condomínio de luxo de Indaiatuba

Imagens do Portal Sampi Campinas registraram disparos, cerco policial...

Troca de tiros em condomínio de luxo termina com três presos e apreensão de fuzis em Indaiatuba

Suspeitos abriram fogo contra equipes da Guarda Municipal durante...

Coronel da reserva da PM de Minas é preso após ocorrência com Guarda Municipal em Hortolândia

Imagens de segurança registraram momento em que mulher foi...

Desabamento de laje em campo de futebol deixa oito feridos no Parque Jambeiro

Estrutura cedeu durante partida de futebol amador na tarde...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade