Pesquisa divulgada pela Quaest nesta segunda-feira (6) aponta que a maioria dos brasileiros condena os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. De acordo com o levantamento, 86% dos entrevistados desaprovam, enquanto apenas 7% afirmam aprová-los. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 8.598 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
Embora a rejeição ainda seja amplamente majoritária, o índice sofreu uma leve queda em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023, quando 89% dos entrevistados desaprovavam os atos.
Solidez da democracia
Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, os números evidenciam a solidez do sistema democrático no Brasil.
“A rejeição aos atos do 8/1 mostra a resistência da democracia brasileira e a responsabilidade da elite política em manter a estabilidade institucional”, afirmou.
Envolvimento de Bolsonaro
A pesquisa também revelou que 50% da população acredita que Jair Bolsonaro teve influência na organização dos atos golpistas. Os que descartam esse hipótese somam 39%.
Para além da influência, 48% dos entrevistados consideram que o ex-presidente de extrema direita participou, de fato, do plano golpista investigado no Supremo Tribunal Federal (STF). Já 34% responderam que Bolsonaro não teve envolvimento na trama.