32.9 C
Campinas
domingo, dezembro 3, 2023

Para reduzir fila, INSS passa a conceder auxílio doença de forma online

Data:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está autorizado a conceder o benefício de auxílio doença somente com análise documental de atestados e laudos médicos, sem que o trabalhador formal precise agendar uma pericia presencial com médico federal. 

A medida foi adotada pelo Ministério da Previdência Social, que enfrenta um acúmulo de pedidos de auxílio por incapacidade temporária, nome oficial do benefício conhecido como auxílio doença. 

Hoje, a fila conta com mais de 1,1 milhão de trabalhadores com carteira assinada no aguardo do auxílio. Desses, mais de 600 mil ainda aguardam o agendamento de perícia. 

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na semana passada, o ministério regulamentou a concessão do benefício. Para solicitar, o segurado do INSS deve enviar toda documentação, com assinatura verificável de profissionais registrados, por meio da plataforma Atestmed, criada especificamente para isso.

No caso de acidente de trabalho, é obrigatória a apresentação também da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Se todos os documentos estiverem de acordo com as regras, o auxílio doença deverá ser concedido “com dispensa de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal quanto à incapacidade laboral”, diz a norma sobre o assunto. 

O governo tem tentado também outras estratégias para reduzir a fila do auxílio doença, como a ligação direta para que assegurados antecipem perícias já agendadas. Outra iniciativa é o pagamento de bônus por produtividade aos peritos e outros servidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Rota das Bandeiras altera trânsito na D. Pedro I, em Atibaia, para nova etapa das obras da 3ª faixa

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração...

STF autoriza governo a solicitar crédito extraordinário para pagar precatórios

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quinta-feira (30)...

Greve em SP abre debate sobre os desmandos para privatizar água e transporte

A greve unificada de 24 horas dos trabalhadores e...

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta quinta

A inscrição para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363