O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, que destinará R$ 89 bilhões para fortalecer a produção de alimentos, combater a fome e ampliar a geração de renda no campo, com foco especial nos pequenos produtores.
Durante a cerimônia, Lula destacou que o Plano Safra da Agricultura Familiar é uma resposta concreta para garantir crédito, apoio técnico e inclusão produtiva para quem mais precisa. “Dinheiro para quem mais precisa”, resumiu o presidente, ressaltando o papel estratégico dos pequenos produtores na segurança alimentar do país.
Com orçamento recorde de R$ 89 bilhões, o programa prevê linhas de crédito com juros mais baixos, incentivo à produção sustentável, assistência técnica e estímulos à transição agroecológica. A meta é ampliar a oferta de alimentos saudáveis, fortalecer a economia local e gerar mais oportunidades de trabalho no campo.



A nova edição do Plano Safra também integra políticas de combate à fome, uma das prioridades do atual governo. Para isso, o crédito rural será facilitado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e povos indígenas, que terão acesso a recursos e capacitação para ampliar a produção e melhorar a renda.
Ministros, representantes de movimentos sociais do campo e entidades ligadas à agricultura familiar participaram do evento, que simbolizou o compromisso do governo em impulsionar o setor, responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.