30.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Prefeitura sanciona lei que cria Conselho e Política da Juventude

Data:

20392808493_3d63af8b98_z
O documento, de autoria do Executivo, foi assinado durante a abertura da 6ª Conferência Municipal de Juventude

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sancionou no sábado, 29 de agosto, a Lei Complementar que dispõe sobre a Política Municipal da Juventude e sobre o Conselho Municipal da Juventude de Campinas, além de criar a Coordenadoria Setorial de Políticas para a Juventude. O documento, de autoria do Executivo, foi assinado durante a abertura da 6ª Conferência Municipal de Juventude, realizada na sede da entidade Patrulheiros Campinas e que teve como tema ‘As várias formas de mudar o Brasil’.

 O Conselho da Juventude será um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas públicas da Administração dirigidas à juventude. Sua estrutura terá 24 membros titulares, sendo 12 representantes do poder público e a outra metade da sociedade civil. Os integrantes terão mandato de dois anos, podendo permanecer por mais dois na função.

 Durante a abertura do evento, o prefeito destacou a importância da participação dos jovens nas discussões e ações do Poder Público. “Hoje demos um passo muito importante, que é essa lei que garante o Conselho e cria a Coordenadoria setorial, fico feliz disso se dar em nosso governo, não existem movimentos políticos ou econômicos que tentassem transformar o mundo que não tenham tido a participação dos jovens”, acrescentou.

 Na ocasião, Jonas enumerou algumas das ações em sua gestão voltadas à juventude, entre elas a construção de espaços de lazer e a criação da primeira Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec). “Cabe ao poder público despertar caminhos para o jovem”, destacou.

 A secretária da Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Janete Valente, lembrou os avanços da participação da juventude na transformação da sociedade. “Em 2010 o Brasil já firmou um compromisso, que foi incluir o jovem no Artigo 227 da Constituição Federal; podemos dizer que o Brasil mudou em relação à criança e ao adolescente, minha alegria se concretiza na data de hoje quando a nossa gestão, de fato, coloca na estrutura da Secretaria uma coordenadoria da juventude”, comemorou a secretária.

 Compete ao Conselho propor, deliberar diretrizes, avaliar e acompanhar a implementação da política municipal de juventude, acompanhar, avaliar e fiscalizar dos serviços prestados aos jovens e participar da elaboração de planos, conferências e programas municipais. Cabe também à entidade solicitar à Administração informações relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos, bem como propor estudos relativos à juventude.

 Seus integrantes poderão ainda instituir grupos de trabalho e comissões de caráter temporário, propor e participar de seminários e outros eventos sobre o assunto e fiscalizar o cumprimento da legislação que assegure os direitos dos jovens. O Conselho prevê ainda realizar a Conferência Municipal da Juventude a cada dois anos e instituir a Semana da Juventude em todo mês de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

TRF1 retira acusação contra um dos réus pela morte de Bruno e Dom

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado...

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

As seis dezenas do concurso 2.772 serão sorteadas, a...

Lotofácil da Independência sorteia prêmio estimado em R$ 200 milhões

Os 15 números do concurso 3.190, especial da Lotofácil...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363