17.1 C
Campinas
segunda-feira, junho 22, 2026
spot_img

Programa “Mais Médicos Campineiro”, contrata 47 médicos residentes

Data:

A residência dos profissionais terá duração de dois anos e será em Medicina de Família e Comunidade, a fim de ampliar e aprimorar o atendimento à população.

O Programa da Prefeitura Municipal de Campinas contrata 47 médicos residentes para atender a população da cidade. Ele vão atuar principalmente, como médicos da família.

O evento aconteceu aconteceu na quarta-feira, dia 4 de março, no Salão Vermelho. Os profissionais já começam a atender a população a partir de 9 de março.

Eles receberão bolsas de R$ 11 mil mensais.  O programa é fruto de um convênio firmado com a Unicamp, a PUC-Campinas, a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Rede Mário Gatti. Desde a última segunda-feira, dia 2 de março, os médicos residentes estão participando de atividades na rede de saúde. Na programação, estão visitas ao Hospital Ouro Verde, UPA Campo Grande, Hospital Mário Gatti, Centro de Saúde São Bernardo, entre outras. O acolhimento desta quarta-feira faz parte da programação.  

De acordo com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, os médicos vão dedicar 70% de seu tempo ao trabalho em centros de saúde e, 30%, nas unidades de urgência e emergência como o Samu, UPAs e hospitais das entidades participantes. “A grande dificuldade é trazer o médico que está se formando para essa área de saúde da família. Que é aquele médico de antigamente que ouve e conhece a vida das pessoas. Hoje demos um passo importante na criação desse programa que é inédito no Brasil. Muitas cidades já têm pedido a cópia dessa lei para ver se conseguem replicar em seus municípios”.   

O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, destacou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara. Segundo ele, é a primeira vez que o poder público entra na questão do ensino formal em parceria com as faculdades criando uma bolsa específica para fomentar uma política pública fundamental ao país.   “A atenção primária é uma política de Estado no Brasil e precisamos avançar nesse mecanismo. O médico têm um compromisso social. A ética do trabalho de vocês é fundamental e mais do que nenhum especialista vão ter contato com a sociedade. Vocês vão entrar na casa das pessoas, recebê-las em seus consultórios e fazer ações de prevenção e de restauração da saúde. Agradeço o interesse, dou boas-vindas a todos e desejo boa sorte e muito sucesso”, disse Souza dirigindo-se aos novos residentes.   

O evento teve a presença de autoridades legislativas e representantes das universidades participantes do programa. Participaram também o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta.

A residência desses profissionais terá duração de dois anos e será em Medicina de Família e Comunidade, a fim de ampliar e aprimorar o atendimento à população.

Campinas tem 148 equipes de saúde da família. Com a chegada dos novos médicos, o número será aumentado.  Todos os profissionais do “Mais Médicos Campineiro” têm registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) e não substituirão os concursos públicos realizados em Campinas. Eles serão supervisionados por tutores acadêmicos e médicos.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pedestre morre após ser atropelado na Rodovia Santos Dumont, em Campinas; motorista fugiu do local

Acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira próximo ao aeroporto...

Incêndio atinge comunidade em Campinas, destrói casas e deixa 21 pessoas desalojadas

Polícia Civil investiga as causas do fogo que começou...

Prefeitura anuncia recapeamento da avenida Mário Garnero, em Sousas

Obra de 4 quilômetros receberá investimento de R$ 1,4...

Caminhão da Caixa oferece Programa Desenrola Brasil até essa sexta-feira, no Centro de Campinas

Unidade móvel atende moradores e empresários até sexta-feira no...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade