Os setores imobiliário e de construção civil da Região Metropolitana de Campinas se reuniram em novembro, na 1ª edição da HABITA RMC 2010 – Feira da Construção Civil e Negócios Imobiliários. A feira reuniu profissionais destas áreas e estimulou o debate técnico sobre temas relacionados ao setor na forte região de Campinas, foi discutido sobre o planejamento e crescimento da cidade, além de fomentar a geração de negócios da cadeia produtiva deste importante segmento da economia brasileira.
A Habita RMC 2010 dá sequência aos eventos do gênero promovidos pela entidade, em um formato agora mais abrangente e aumenta o leque de negócios no âmbito da Feira. “Os setores de construção civil e de habitação vivem um momento de grande crescimento, como não se via desde a década de 70. A feira será uma oportunidade única de discutir o futuro e fazer negócios”, afirma Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp. Já o Pró-Reitor de Extensão da UNICAP, Prof. Mohamed Habib, destaca a grande preocupação que a sociedade deve ter em relação ao meio ambiente, quanto à construção civil e o seu papel na inclusão social, e ainda, ressalta, que mais do que negócios é preciso firmar parceiras com todos os setores a fim de promover melhorias e qualidade de vida à população. O Pró-reitor reafirma o compromisso da academia no apoio a iniciativas como essa, que possam trazer resultados significantes a sociedade, pois a Universidade está cada vez mais participante no desenvolvimento social, cultural e urbanístico de Campinas.
A feira contou com estandes das principais empresas que atuam na região, como o Ville de France. “A feira é uma grande oportunidade para divulgarmos nosso trabalho”, diz Alberto Pamos.
A HABITA RMC 2010 teve um ciclo de palestras com técnicos e profissionais da área pública, privada e acadêmica. Entre os temas que foram discutidos: “A construção civil e seu papel na inclusão”, “A evolução cultural habitacional e o futuro urbano de Campinas”, “Oportunidades de negócios em grandes projetos/construções de Campinas: TAV e Aeroporto de Viracopos”, e “Os cuidados e novas tecnologias da construção civil e a legislação ambiental”.