17.9 C
Campinas
segunda-feira, julho 15, 2024

Rabeca Cultura apresenta o concerto com o duo Akshara – Fabio Bergamini e Marcus Simon, dia 06

Data:

O Akshara é um projeto instrumental, criado em São Paulo, que traz o universo percussivo como protagonista, atuando em apresentações musicais, rodas de tambor e vivências de musicoterapia. Os músicos aproveitaram suas experiências musicais para desenvolver uma linguagem artística e terapêutica original, unindo esses dois universos de uma forma ainda pouco explorada. 

Em seus concertos musicais, o duo explora desde as percussões melódicas, até os ritmos e timbres surpreendentes e não convencionais das mais diversas culturas do mundo, levando a percussão a um patamar que vai além do acompanhamento rítmico de canções. O público é convidado a vivenciar uma experiência única, na qual são criadas atmosferas e paisagens sonoras oníricas, imagéticas, meditativas, e ao mesmo tempo, ritmicamente envolventes.

No repertório, o Akshara apresenta músicas instrumentais autorais e releituras de artistas como Milton Nascimento, João Bosco, Caetano Veloso e Naná Vasconcelos. Instrumentos como handpan, marimba de vidro, kântele, tabla indiana, djembê, kalimba, balafon africano, tambor falante, taças tibetanas, gongos e frame drums, são alguns dos elementos que formam esse fantástico universo de sonoridades propostos pelo Akshara.

Fábio Bergamini é Bacharel e Mestre em música pela Unicamp, complementou seus estudos nos Estados Unidos (Berklee e Calarts). Especializou-se em Etnomusicologia, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, onde foi por dois anos integrante do Grupo Madredeus. Tem atuado como professor universitário no Souza Lima, Instituto Vera Cruz, Unimep, Unisant’Anna e IBFE. Já trabalhou em escolas e projetos sociais como Bate Lata, Projeto Guri, EMT, Colégio Notre Dame e Escola de Música de Cascais, em Portugal. Trabalhou por dois anos no projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. É autor dos livros didáticos de bateria do Projeto Guri. Tem tocado como músico convidado das orquestras Sinfônica de Campinas (OSMC), da Unicamp (OSU), e Orquestra Rock, tocando com artistas como: Ivan Lins, Frejat, Zeca Baleiro, Skank, Banda Blitz, Melim e Jota Quest. Já tocou com artistas como Flávia Bittencourt, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Nando Cordel, Ivan Lins, Sofia Vitória e grupos instrumentais como Magnífica Orquestra de Músicas do Mundo, Mondjaz, Choro Pro Santo, Banda Urbana, Comboio, Michel Freidenson Trio, Albano Sales, Marcelo Onofri, Rubinho Antunes, entre outros. Em 2016, atuou como professor da Swarnabhoomi Academy of Music, em Chennai, Índia. Atualmente, é professor da St Nicholas School, do Instituto Vera Cruz, do IBFE, e da Pós-Graduação em Música Popular, na Faculdade Souza Lima. Também desenvolve seu trabalho autoral como compositor e instrumentista, além de atuar como terapeuta do som e curador de eventos artísticos e culturais, na Escola dos 7 Portões. É também organizador e maestro da Orquestra Viramundo, um projeto social de música para crianças, em Carapicuíba, SP. Em 2023, representou o Brasil no G-20, tocando na “Sur Vasudha Orchestra”, em Varanasi, Índia.

Marcus Simon é músico, baterista, percussionista, produtor, professor e musicoterapeuta gaúcho, radicado em São Paulo há 20 anos. Licenciado em Música pela Faculdade Paulista de Artes, também é formado em Bateria e Percussão, pela Faculdade Souza Lima, Berklee e pela EMESP Tom Jobim. É pós-graduado em Musicoterapia, pela Faculdade Santa Marcelina; formado em Sound Healing, pela Escola Soundfulness e em Nāda Yoga, com certificação internacional de Rishikesh, Índia. Já tocou com Hamilton de Holanda, Adriana Calcanhoto, Eduardo Gudin, Mawaca, Mariana Aydar, Tião Carvalho, Fortuna, Letieres Leite, Marcelo Pretto, Banda de Pífanos de Caruaru, Ricardo Herz, Orquestra Mundana Refugi, Badi Assad, Xaxado Novo, Gabriel Levy, entre outros artistas. Atualmente, dá aulas de música, realiza shows, retiros, eventos de sound healing e atendimentos de musicoterapia. É fundador do espaço cultural e terapêutico Casa Yamay, em São Paulo.

Serviço

Akshara – Percussão Cósmica

Fábio Bergamini e Marcus Simon

Participação Especial de Candice Vitale

06 de julho de 2024 – Sábado – 20h

Rabeca Cultural

Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas

Preço único R$ 40,00. Garanta o seu ingresso antecipadamente até às 17h do dia 06 de julho, sábado, apenas pelo whatsapp 19 997206186. Crianças de até 12 anos pagam meia entrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

2º “Rock Day Festival” acontece na próxima semana com show da banda IRA! e mais quatro atrações no CCL

A segunda edição do “Rock Day Festival”, na próxima...

Festival ‘Rock na Concha’ anima a Concha Acústica do Taquaral neste sábado, dia 13

No dia 13 de Julho, sábado, Campinas se prepara...

Deo Lopes e Victor Mendes são os convidados do projeto Arreuní!

O Centro Cultural Casarão, no Distrito de Barão Geraldo,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363