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quarta-feira, dezembro 11, 2024

Segurança de pedestres: travessias do Terminal Santa Lúcia recebem radares

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Mais uma medida de proteção a pedestres e condutores está sendo adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia, na avenida Ruy Rodriguez. A partir do dia 16 de dezembro, equipamentos de fiscalização eletrônica serão ativados nos dois sentidos da via, junto aos acessos ao terminal, na altura da rua Alberto Melo da Costa (bairro-centro) e anterior à rua Armando Rocha Brito Junior (centro-bairro). O “radar” fiscaliza velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres.

O objetivo é ampliar a segurança na circulação de pedestres e evitar sinistros (acidentes) no entorno do terminal. A via apresenta velocidade máxima permitida de 50 km/h. Entre 2020 e outubro de 2024, essa região da avenida Ruy Rodriguez registrou nove sinistros com vítimas feridas e quatro sem vítima.

A implantação dos equipamentos considera o aumento do fluxo de pedestres nas travessias paralelas às entradas do terminal, em razão do fechamento do espaço, que passou a ser utilizado exclusivamente por usuários do transporte público no final de novembro.

Desde setembro, a Emdec vem reforçando a segurança na circulação de pedestres na avenida Ruy Rodriguez, no entorno do terminal, com o objetivo de evitar sinistros (acidentes). Dois novos pontos de travessia de pedestres foram sinalizados, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí. Novos semáforos, com botoeiras, foram ativados na altura do cruzamento da Ruy Rodriguez com a Pedro Galhardi; e anterior à rua Abílio José dos Santos (sentido bairro-centro).

A avenida Ruy Rodriguez conta com cerca de 7 km de extensão e atravessa os bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Yeda, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Shangai e Recanto do Sol I. Em 2024, mais de 48 mil veículos circularam pela avenida por dia, na soma dos dois sentidos de circulação. A medição considera os pontos de fiscalização eletrônica que registraram o maior fluxo.

Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar sobre a ativação do radar.

Radar foi remanejado: número de pontos está mantido

A instalação foi viabilizada a partir do remanejamento do radar implantado anteriormente nos cruzamentos das avenidas Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo; e Barão de Itapura com Brasil. Não houve, portanto, ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas.

O remanejamento de pontos vem sendo usado pela Emdec como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido. Em outubro, a estratégia foi usada em outro ponto da avenida Ruy Rodriguez, junto à Estação BRS Arymana, no Parque Universitário de Viracopos, também para reforçar a segurança dos pedestres que atravessam a via para utilizar a estrutura do transporte.

Velocidade mata

A Emdec reforça que os radares são equipamentos de proteção à vida e têm efeitos positivos na redução de sinistros graves no trânsito. São ferramentas essenciais para auxiliar as políticas públicas de segurança viária e instrumento do Poder Público para garantir o cumprimento das Leis de Trânsito. 

O excesso de velocidade foi responsável por 34% (51) dos 149 sinistros fatais registrados em 2023. Entre janeiro e outubro de 2024, cerca de 26% (10) dos 39 óbitos analisados até o momento tinham a velocidade excessiva ou inadequada como fator de risco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cada aumento de 1% na velocidade média praticada, implica em 4% mais riscos de ocorrer um sinistro fatal. Quanto maior a velocidade praticada pelo condutor, menor é o seu ângulo de visão, menor o tempo disponível para reação, maior é a distância de frenagem e, consequentemente, maior é a velocidade de impacto do veículo contra um obstáculo ou contra uma pessoa.

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