17.1 C
Campinas
terça-feira, maio 26, 2026
spot_img

Valinhos decreta situação de emergência e institui Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios na cidade

Data:

Com o agravamento das proporções do incêndio na Serra dos Cocais, iniciado no último sábado (31) e que consumiu hectares de extensão, a Prefeitura de Valinhos, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar e brigadas de incêndio de empresas locais, coordenadas pela Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL) decretou nesta quarta-feira (4) situação de emergência e instituiu a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios no município. 

Segundo dados da Defesa Civil, a última chuva significativa em Valinhos caiu no dia 26 de maio, e até o momento não temos previsão de novas chuvas. A onda de calor no município pode chegar a 39° nos próximos dias, entrando em estado de alerta. O tempo seco agravou a situação das queimadas e incêndios fazendo necessários cuidados e fiscalizações redobradas na cidade, além do apoio de todas as forças envolvidas no enfrentamento. 

A Polícia Civil também instaurou um inquérito para investigar se o incêndio foi provocado por ação humana, o que configuraria crime ambiental. O Comandante do Corpo de Bombeiros, Bruno Gobbo acrescentou que outras áreas suscetíveis a incêndios, como a Mata da Tapera, Estação Ecológica da Reforma Agrária, Fazenda Remonta e Morro dos Macacos, estão sendo monitoradas via satélite. Em caso de novos focos, equipes serão mobilizadas, e, se necessário, solicitado apoio de bombeiros das cidades vizinhas. Além dessas ações, já está em licitação a compra de uma bomba d’água e um caminhão para combate de incêndios. 

A Secretaria da Saúde, que registrou um aumento nos atendimentos de casos respiratórios no município, emitiu um alerta à população para evitar a prática de esportes, caminhadas e exposição ao sol nos horários de maior onda de calor, além da importância da hidratação neste período crítico de seca. 

Decreto

O decreto nº 12.266/24 declarou situação de emergência no município e institui o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios no Município de Valinhos. Para o enfrentamento da situação, compõem o comitê: o coordenador Markson Elianai Vieira; os representantes da Administração Direta: Argeu Alencar da Silva; João Gabriel Vieira; José Eduardo Camargo; e Rafael Bassi; o representante do Corpo de Bombeiros Capitão PM Bruno

Gobbo; o representante da Polícia Militar 1º Sargento PM Dimas Alves de Oliveira; o representante da Polícia Ambiental: Cabo PM Gilmar Galvão; o representante da DAEV SA Rui Roberto Lemos de Almeida; além dos convidados representantes da Câmara Municipal de Vereadores, da Polícia Civil, do Conselho Municipal do Meio Ambiente – CMMA, da Sociedade Civil, da OAB, da AEVAL, da ACIV e da Associação Mata Ciliar – Fauna e Flora.

Compete ao Comitê promover ações eficazes de prevenção e combate a incêndios, por meio da implementação de estratégias e práticas que reduzam riscos e danos; garantir a transparência das ações e decisões do Comitê, assegurando que as informações relevantes sejam claramente comunicadas à comunidade e desenvolver e manter uma rede integrada de monitoramento no município de Valinhos, com o objetivo de aprimorar a coordenação e a resposta a situações de emergência. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Luciano Huck critica Bolsa Família em Fórum, rebate dados da FGV e sofre dura repercursão nas redes sociais

Debate expõe desconhecimento sobre o multiplicador econômico do programa,...

Suprema Corte da Itália julga último recurso contra extradição da ex-deputada Carla Zambelli

Presa há quase dez meses no complexo penitenciário de...

Câmara de SP aprova em 1º turno projeto que proíbe menores em eventos LGBT e restringe Parada a locais fechados

Ativistas apontam inconstitucionalidade e prometem acionar o Ministério Público;...

Agência de ex-marqueteiro de Flávio Bolsonaro faturou quase R$ 100 milhões

Cálix Propaganda, de Marcello Lopes, venceu licitações na gestão...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade