24.9 C
Campinas
sexta-feira, agosto 8, 2025

Vendas no comércio crescem em março e fecham primeiro trimestre em alta

Data:

Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

 

 

O volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,8% de fevereiro para março, segundo o Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados divulgados na manhã desta quarta-feira (17), as vendas fecharam o trimestre com alta de 2,4%. Frente a março de 2022, o comércio varejista avançou 3,2%, acumulando alta de 1,2% nos últimos doze meses.

“Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento”, afirma o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. “Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, acrescenta. “Foi um resultado bastante equilibrado na análise dos setores.”

https://twitter.com/ibgecomunica/status/1658811532699144192?s=20

 

Veículos e material de construção

O chamado varejo ampliado subiu 3,6% no mês, 8,8% sobre março do ano passado e 3,3% no trimestre. Em 12 meses, ainda está no campo negativo (-0,2%). Esse setor inclui veículos, motos e peças e também material de construção, além de atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Em março, o IBGE apurou, por exemplo, queda nas vendas de tecidos, vestuário e calçados (-4,5%) e alta em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%). O segmento que inclui hiper, supermercados e produtos alimentícios ficou estável.

 

Avanço sobre 2022

Ante igual mês do ano passado, cinco das oito atividades pesquisadas cresceram. Caso, entre outras, de combustíveis e lubrificantes (14,3%), artigos farmacêuticos (6,8%) e hiper/supermercados (4,5%, somando 2,2% em 12 meses). No ampliado, a atividade de veículos, motos e peças teve alta de 10,7%, enquanto a de material de construção caiu 5,1%.

Também de fevereiro para março, as vendas sobem em 23 das 27 unidades da federação. As exceções foram Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Queda do dólar e alta da Bolsa mostram que tarifaço de Trump é só fumaça

Mercado ignora ameaça protecionista e aposta em fundamentos da...

Alckmin anuncia plano para conter impacto de tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

Medida entra em vigor na quarta-feira (6) e afeta...

Tarifaço de Trump poupa 44,6% das exportações brasileiras aos EUA, aponta governo Lula

Lista com cerca de 700 exceções inclui petróleo, minério...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade