Ação cumpre 5 mandados de prisão e 18 de busca; na região, arsenal foi apreendido em endereços ligados ao grupo
Por Sandra Venancio – Foto Divulgação Policia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (6), a Operação Venalis para desarticular um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas. Na região de Campinas, agentes cumpriram mandados em Campinas e Cosmópolis, apreendendo dois fuzis, duas pistolas e munições intactas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade do Jornal Local de Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
A ofensiva ocorre simultaneamente em nove unidades da federação: Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba. No total, foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão.
Na região de Campinas, os agentes federais cumpriram dois mandados — um em Campinas e outro em Cosmópolis —, onde localizaram o arsenal e recolheram o material. A ação contou com apoio da Força Tática da Polícia Militar de Cáceres (MT) e mobilizou cerca de 70 policiais federais.
Além das prisões e apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias de integrantes da organização criminosa e de empresas associadas, além da quebra de sigilos financeiro, bancário e fiscal.
Segundo a PF, a Operação Venalis é resultado de meses de investigação que rastrearam a atuação do grupo na exportação de entorpecentes para a Europa e outros mercados, utilizando rotas terrestres e portuárias no Brasil.