23.9 C
Campinas
sábado, fevereiro 21, 2026
spot_img

Brasil x EUA: Metade do país quer dar o troco e enfrentar Trump no tarifaço

Data:

Pesquisa revela que brasileiros estão prontos para retaliar os Estados Unidos após aumento de 50% nas tarifas de produtos nacionais


Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil

Metade dos brasileiros está pronta para mirar na economia americana e puxar o gatilho das tarifas contra Donald Trump. Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (12) mostra que 49% dos eleitores querem ver o Brasil devolver na mesma moeda o tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos aos nossos produtos. Apenas 43% discordam e pedem calma.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

No levantamento, 33% concordam totalmente com a retaliação, 16% concordam em parte, 13% discordam em parte e 30% discordam totalmente. Outros 7% não souberam responder. O recado, no entanto, é claro: uma maioria relativa está pronta para transformar a disputa comercial em guerra declarada.

O Troco de Lula?
Especialistas alertam: responder a Trump com tarifas pesadas pode inflar o preço de produtos importados, derrubar acordos e acender uma fogueira econômica entre Brasília e Washington. Mas, para parte da população e do Congresso, recuar agora seria sinal de fraqueza.

Enquanto economistas pedem cautela para não explodir as cadeias produtivas, aliados de Lula pressionam por uma reação rápida. “Não podemos engolir essa afronta”, dizem nos bastidores. Do outro lado, setores empresariais temem que um contra-ataque feche portas no maior mercado consumidor do mundo.

A pesquisa revela um Brasil dividido, mas com um fio condutor em comum: ninguém quer sair dessa disputa com a imagem de país submisso. A decisão do Planalto nos próximos dias pode transformar uma rusga comercial em um duelo histórico entre as duas maiores economias do continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

TSE marca julgamento que pode cassar Claudio Castro por suposto abuso de poder na reeleição

Ministra relatora já votou pela perda do mandato; análise...

Operação atinge núcleo político ligado ao Comando Vermelho e prende 14 em seis estados

Investigação aponta movimentação de R$ 70 milhões e elo...

Moraes manda notificar presidente da Unafisco em inquérito sobre acessos ilegais a dados dos ministros do STF

Dirigente sindical deverá prestar esclarecimentos em investigação que corre...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade