Possíveis rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos pontuais, especialmente nas regiões com previsão de maior volume de chuva

A previsão do tempo para esta quinta-feira (26) indica chuva em grande parte do Brasil, com maior intensidade nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde há risco de temporais ao longo do dia, segundo meteorologistas. Já no Nordeste, a umidade vinda do oceano deve aumentar as precipitações no litoral.
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Estados como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul devem registrar chuva moderada a forte desde as primeiras horas do dia. Um sistema meteorológico que avança de Minas Gerais em direção ao Centro-Oeste tende a intensificar as pancadas, elevando o risco de temporais principalmente no oeste e centro-sul mato-grossense e no norte e noroeste sul-mato-grossense.
Em Cuiabá, a previsão é de até 35 milímetros de chuva, com máxima de 28°C. Já em Campo Grande, as pancadas devem ocorrer ao longo do dia, também com temperatura máxima de 28°C.
Na região Norte, a alta umidade mantém o tempo instável em estados como Pará, Acre, Rondônia, Roraima e partes do Amazonas. O risco de temporais isolados é maior no oeste e centro-sul amazonense, além do Acre e de Rondônia.
Em Porto Velho, a previsão indica até 30 milímetros de chuva, enquanto Rio Branco deve registrar cerca de 25 milímetros. O clima segue abafado nessas áreas ao longo do dia.
Padrão climático e atenção a alertas
A combinação de calor e alta umidade favorece a formação de nuvens carregadas, cenário típico desta época do ano. Especialistas recomendam atenção para possíveis rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos pontuais, especialmente nas regiões com previsão de maior volume de chuva.
Nas demais áreas do país, o tempo varia entre períodos de sol, aumento de nuvens e pancadas isoladas, sem indicativo de eventos extremos generalizados até o momento.




