25.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Tiro Certo

Data:

Polícia para quem precisa 

Em visita ao Jornal Local no início deste mês de novembro, o deputado federal mais votado de Campinas, Jonas Donizette, não deixou de comentar sua preocupação com a diminuição dos distritos policiais nos diversos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Entre as mudanças, pessoal e estruturas das delegacias extintas seriam centralizados num único prédio, que passará a ser conhecido por superdelegacia.

Superdelegacia terá piloto em Hortolândia 

A superdelegacia terá seu teste de fogo em Hortolândia, onde está sendo estudada a implantação de um projeto piloto. Jonas Donizette apoia a ideia da experiência, apontando que não há nenhuma proposta concreta para diminuir o atual quadro de violência em Campinas e no Estado. Ele argumenta ainda, que o remanejamento do efetivo policial para um único espaço, poderá fazer com que a população seja atendida rapidamente, sem o tradicional chá de cadeira, por exemplo, para registrar uma simples perda de documentos. “Sou favorável que se experimente esta nova estrutura policial e, caso funcione, seja colocada em prática”, ponderou.

 Ame a Saúde

O deputado também adiantou que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) está para ser implantado em Campinas, sendo duas unidades. O serviço conta com modernos equipamentos onde o paciente passa por consulta e exames no mesmo dia. Segundo ele, os hospitais da PUC-Campinas e o HC da Unicamp estão ultimando os detalhes sobre a implantação.

Ame-o ou deixe-o

O deputado lembrou que a demora na instalação, antes que houvesse este acordo entre os dois hospitais de Campinas, foi pela dificuldade em encontrar prédios na cidade para implantar as duas unidades. Ele informou que cada uma poderá atender 20 mil pacientes por mês. Donizette informou que este investimento é uma parceria entre governo de Estado e Prefeitura de Campinas. “A Prefeitura entra com o prédio e o Estado fornece todo equipamento e pessoal necessário. Se não acha prédio para implantar, construa então. Isso poderia ser tratado com mais agilidade”, observou.

Especulação dos prefeituráveis 

Esta coluna tentou, sem sucesso, falar com o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) sobre os resultados das eleições do 1º e, especialmente, do 2º turno das eleições em todo País. A assessoria de imprensa do chefe do executivo informou apenas que ele não comentaria a questão. 

Especulação II

Diante da recusa de Hélio, nada mais justo do que blindar o leitor desta publicação com as análises feitas por vereadores e representantes de partidos. Não se sabe se o prefeito está chateado porque não conseguiu emplacar nenhum de seus pupilos (do PDT) ao parlamento – como gosta de frisar o vereador Artur Orsi (PSDB), ou se gostaria de ver aprovado aquela maluca regulação proposta por Lula para a imprensa nacional.

Especulação III

Este jornal continuará buscando informações junto ao prefeito, sem se esquecer de sua missão principal: informar o cidadão comum acima de tudo, mesmo quando houver silêncio do outro lado.

Sucessão Câmara e Prefeitura

Vale lembrar a frase de um saudoso político: “A política é como uma nuvem no céu. Em um momento ela encontra-se em um lugar, no momento seguinte muda de posição. Sendo assim, o que é hoje pode não ser amanhã”, frase de Ulisses Guimarães. A briga promete ter vários rounds, mas é sempre bom ter em conta a frase acima, já que as mudanças de opinião fazem parte do jogo político, embora o cidadão condene certas decisões.

À beira da estrada

O projeto de recuperação de estradas vicinais em Área de Preservação Ambiental (APA) nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, proposto pelos vereadores Sebá Torres, Francisco Sellin, Cirillo vai para sanção do prefeito Hélio. Após a assinatura, um convênio será celebrado entre governo de Estado e Prefeitura de Campinas para elaborar um plano de recuperação das estradas sem que este prejudique a APA. O subprefeito de Joaquim Egídio, Paschoal Bortoletto, falou sobre a importância do investimento. “A Prefeitura já faz este serviço, mas não deixa de ser uma ajuda a mais para conservação destes caminhos (estradas)”, lembrou.

Eu voltarei

É forte o comentário de que o DEM se unirá ao PMDB nacionalmente. O PMDB busca espaço no Sul, especificamente em São Paulo. A aliança com Lula acabou possibilitando uma maior visibilidade para o partido que fez história, num passado distante, com a Constituição Cidadã e o movimento Diretas Já. De lá para cá, o partido migrou do Sul para o Norte e começa a querer fazer o caminho inverso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Tiro Certo

Ânimos exaltados À beira do longo recesso parlamentar, os ânimos...

Tiro Certo

Cunha anuncia recuo na concessão de passagens para cônjuges...

Tiro Certo

A coluna Tiro Certo foi criado em 1998 pela jornalista...

Tiro Certo

TOCA RAUL Na Câmara Municipal de Campinas tem sempre uma...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363