29.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img

Receita apreendeu em Viracopos 561 kg de joias de prata em oito meses

Data:

A Receita Federal do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), segundo balanço divulgado na semana passada, aprendeu 561 quilos joias de prata entre agosto de 2011 e março deste ano.

Em agosto, na primeira apreensão, a Receita localizou 161 quilos de joias, entre elas, pingentes, pulseiras e colares de origem italiana e anéis com cristais e brincos produzidos na Tailândia.

A empresa importadora realizou uma declaração falsa da mercadoria, pois no documento apresentado foi declarado que os produtos eram bijuterias de metal comum, quando, na verdade, eram joias feitas de prata.

Além disso, o valor da mercadoria declarado era falso, na fatura apresentada constava o valor de US$ 1.593,59, o que corresponde a 1% do valor real das mercadorias de US$ 115 mil.

A falcatrua foi encontrada após análise de documentos e anotações encontradas dentro dos volumes da carga. Diante disto, a Receita instaurou processo administrativo.

Segundo a Receita, na investigação administrativa, o importador não conseguiu demonstrar a legalidade da operação, dando motivo, além da perda definitiva das joias, à comunicação dos fatos ao Ministério Público Federal ante aparente cometimento dos crimes de descaminho e de uso de documentos falsos.

Já em março deste ano, a Alfândega do Aeroporto de Viracopos localizou outra carga com 400 quilos de joias de prata encontrados em bagagens de passageiros em um voo de Lisboa para Campinas. Segundo a Receita Federal, as duas operações foram realizadas pelo mesmo grupo.

No dia 14 de junho está previsto um leilão eletrônico das joias apreendidas em agosto do ano passado. A data ainda será confirmada pela Receita Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade