Acordo de operação entre hospitais-referência de São Paulo aprimorará uso do banco de tumores do HCâncer de Barretos, o maior do país, com 15 mil amostras
O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer, de Barretos, vão compartilhar estudos científicos e clínicos, além de montar protocolos na área de prevenção. O ponto alto da parceria, oficializada em visita técnica dos profissionais de Medicina Oncológica do Einstein a Barretos, na última semana, é a criação de um megalaboratório de biologia molecular. Com ele, será aprimorado o uso do banco de tumores do hospital de Barretos, o maior do país, com 15 mil amostras.
O alinhamento é estratégico, segue a tendência mundial de parceirizar pesquisas e inclui troca de conhecimento acadêmico, intercâmbio de residentes, estudos e congressos conjuntos, telemedicina, tecnologia digital em prontuários e radiocirurgia.
O projeto inicial da parceria será realizado em diagnóstico precoce do câncer de mama. O Hospital de Câncer de Barretos já atua no rastreamento mamográfico na região de Barretos e Jales, atendendo aproximadamente 50 mil mulheres dos 40 aos 69 anos, utilizando Unidades Móveis. Essa experiência será compartilhada com o Hospital Israelita Albert Einstein e utilizada na população de Paraisópolis, segunda maior comunidade carente do estado, onde o Einstein atua há mais de 10 anos com o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP).
“A prática da colaboração permitirá o aprofundamento na pesquisa e em novas técnicas de combate ao câncer, com novos biomarcadores para mama, por exemplo”, lembra Auro Del Giglio, gerente do Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Para ele, projetos comuns serão estabelecidos com sucesso, a partir da experiência unilateral das entidades. O acordo tem validade de 10 anos e se estende também para a parte de gestão e treinamento, cessão de equipamentos tecnológicos e o uso híbrido de laboratórios do banco de medula óssea. O corpo clínico de médicos será alocado de acordo com as necessidades e desenvolvimento dos estudos.
Segundo Dr. Edmundo Mauad, diretor técnico do Hospital de Câncer de Barretos, essa parceria vai gerar melhores resultados, eficiência e racionalização de custos operacionais. “Representará também um ganho social altíssimo no rastreamento, cobertura e no controle do câncer”, define o especialista.
Sobre o HCâncer Barretos
Quarto serviço do mundo em excelência técnica oncológica, o Hospital de Câncer de Barretos registra 2,5 mil atendimentos por dia, sendo 99% via SUS (gratuito), acolhendo pacientes de todo o Brasil. Em 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país e em 2007 foi certificado em proficiência pelo ONA (Organização Nacional de Acreditação Hospitalar). O hospital fechou o ano de 2007 com 450 mil pacientes atendidos, sendo 43 mil na área de prevenção, de 1.135 municípios em 285 distritos de todos os 27 estados do país – um recorde de cobertura.
Além disso, reúne 150 médicos e mais de 1.400 funcionários. Mantém, ainda, 10 alojamentos oferecidos gratuitamente aos acompanhantes de doentes, com 600 lugares, e infra-estrutura para receber crianças.




