23.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 27, 2026
spot_img

Análise sobre concessão para aeroportos deve ser entregue no final do primeiro semestre de 2009

Data:

Na manhã de hoje, em São Paulo, o Secretário de Aviação Civil, Tenente Brigadeiro-do-Ar Jorge Godinho Barreto Nery, afirmou que o modelo de regulação para a concessão de aeroportos no Brasil deverá ser concluído até o final do primeiro semestre de 2009. Segundo o Tenente Brigadeiro, a estimativa é viável. “Teremos uma definição das idéias por volta desta data. Não possuímos definições claras a respeito das concessões em si, mas das ações, sim”, explica.

A relativa “pressa” do Governo Federal e dos órgãos envolvidos nas reuniões onde são discutidos os possíveis modelos de concessão é motivada, em grande parte, pela Copa do Mundo de 2014. Especialistas e a própria FIFA afirmam que será preciso desenvolver o setor aeroviário, além de outros setores de infra-estrutura, como transporte terrestre, para que o Brasil seja capaz de receber o maior evento futebolístico do mundo.

Os aeroportos que deverão ser prováveis objetos de concessão, de acordo com o Conselho Nacional de Desestatização, são o do Galeão, no Rio de Janeiro, de Viracopos, em Campinas, e um terceiro aeroporto a ser construído em São Paulo. Segundo o Tenente Brigadeiro, não há obstáculos para a formulação desse futuro modelo. “Há bastante ansiedade dos interessados, porém, o Governo está estudando com afinco e tranqüilidade as possibilidades, para poder indicar o melhor projeto para o País”.

Quanto à possibilidade de insatisfação de determinados setores da sociedade com a privatização, como, por exemplo, os funcionários da Infraero, o Secretário de Aviação Civil garantiu que a concessão significará um grande ganho para a população, Governo e empresariado: “A participação do capital privado auxiliará a desenvolver de forma mais rápida os aeroportos, trazendo benefícios diretos para o usuário”.

O Superintendente de Infra-estrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Anderson Ribeiro Correia, que participou ao lado do Tenente Brigadeiro do seminário, acredita que o prazo citado pelo Secretário da Aviação Civil é possível, mas lembrou que os estudos são complexos. “Algumas características específicas da constituição aeroportuária brasileira devem ser levadas em conta”, alertou. De acordo com a Lei da Desestatização de 1997, a Anac é responsável pela execução e acompanhamento do processo de desestatização da infra-estrutura aeroportuária.

Correia lembrou que, além dos três aeroportos citados, toda a malha aerovária será analisada. O Brasil conta hoje com 742 aeroportos, sendo 149 deles com vôos regulares e 25 com tráfego internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade