19.9 C
Campinas
sexta-feira, maio 1, 2026
spot_img

CPI da Violência contra Jovens Negros vota relatório final

Data:

orlando-silva

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros reúne-se ao meio-dia, no plenário 14, para votar o relatório final da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ). O texto foi discutido ontem por mais de quatro horas, mas os parlamentares não chegaram a um consenso.

Apesar de seu texto ter recebido diversas críticas, a relatora acredita que o colegiado conseguirá chegar a um acordo antes do desfecho dos trabalhos, nesta sexta-feira (17). A divergência se concentra nas propostas para segurança pública, em especial a defesa do fim do auto de resistência (PL 4471/12) – registro pelo qual policiais justificam mortes ou ferimentos durante prisões ou perseguições de suspeitos.

O deputado Major Olimpio (PDT-SP) criticou a proposta que acaba com o auto de resistência. “O sistema policial não é o principal ator nesta guerra civil existente no Brasil”, afirmou. O parlamentar apresentou voto em separado ao parecer, justamente para suprimir o fim dos autos de resistência.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), por sua vez, acredita que o relatório subsidia novas políticas de segurança pública para coibir a violência baseada na raça. Uma das iniciativas do relatório da CPI destacada por ele é o apoio à criação de polícias estaduais únicas, desmilitarizadas e de ciclo completo, como estabelece a PEC 423/14.

(Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula reage com cautela à rejeição de Jorge Messias e tenta conter crise com o Senado

Presidente evita confronto direto após derrota inédita e articula...

“Brasil perde a oportunidade de ter um grande ministro”, diz Mendonça

Ele lamentou a rejeição da indicação de Messias ao...

Lula oficializa acordo Mercosul-União Europeia e amplia abertura comercial do Brasil

Decreto permite entrada em vigor do tratado a partir...

Deputado aciona órgãos federais contra Romeu Zema e empresas do grupo por suspeitas de irregularidades

Representações envolvem contratos na educação, denúncias trabalhistas e oferta...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade