Nos últimos cem anos o planeta já perdeu metade de sua extensão florestal, segundo informações disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil, apesar de ter perdido dois quintos de suas florestas, ocupa o terceiro lugar entre os países com maior cobertura florestal, além de estar na sexta posição no ranking dos países que possuem mais espécies ameaçadas de extinção – embora detenha 10% de toda a biodiversidade mundial – entre as 151 nações estudadas pelo WWF, em seu relatório de 1999.
Hoje, não faltam discussões acerca da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. Preocupado com a questão ambiental e em promover a conscientização, o Senac realizará em 36 unidades do Estado, de 1º a 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente.
Em Campinas, nos dias 2, 4 e 5 de junho, a população poderá contar com uma programação gratuita que reúne informação e arte. Serão palestras, exposições fotográficas e de vídeo e projetos de pesquisas desenvolvidos por alunos da instituição, que visam estimular a reflexão da comunidade local.
Nos dias 2, 4 e 5 de junho, às 19h30, três especialistas ministram palestras sobre os temas: Retorno de Investimento em Projetos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável e Mineração: Princípios, Dimensões e Critérios e Consumo e suas Conseqüências Ambientais.
Durante toda a Semana do Meio Ambiente o público poderá conferir uma exposição fotográfica sobre o Bosque dos Jequitibás realizada por alunos do curso Introdução à Fotografia Digital. As imagens trazem a natureza, de acordo com as impressões pessoais de cada participante. A exposição, aberta ao público, está disponível no pátio da unidade.
No dia 4, às 21 horas, será exibido um vídeo-documentário de curta duração sobre o Projeto de Ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, produzido pelos alunos do curso Produção para TV e Vídeo.
A programação especial será encerrada (em – qual o dia?) pelos alunos do curso Técnico Ambiental. Serão apresentados dois projetos: Ribeirão Anhumas: Educação Ambiental, Reciclagem e Análise de Água, com ilustração das etapas do trabalho de coleta de água e dos materiais encontrados no rio, e o Projeto Água, para o qual os alunos reuniram amostras dos rios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para classificá-los de acordo com o grau de poluição, comparando o que está descrito na legislação.
Com a realização da Semana do Meio Ambiente o Senac tem como objetivo, possibilitar reflexões e discussões sobre a poluição provocada pela indústria, agricultura e demais atividades humanas, além de buscar alternativas sustentáveis para o meio ambiente e orientar a sociedade sobre a necessidade de preservar a natureza.
“A iniciativa visa atingir não somente os alunos da instituição, mas também colaboradores, docentes e a comunidade em geral. Neste ano daremos enfoque especial aos impactos que os hábitos de consumo causam ao meio ambiente e abordaremos as maneiras de agir conscientemente, sem prejudicar o planeta”, acrescenta Estevão Bento, coordenador do evento na unidade Campinas.
A participação nas atividades é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 2117-0600, e-mail: campinas@sp.senac.br ou pessoalmente no Senac Campinas.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho por recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Programação
Palestra: Retorno de Investimento em Projetos Ambientais
Data: 2/6, terça-feira
Horário: das 19h30 às 21 horas
Palestrante: Ivan de Paula Rigoletto – É mestre em engenharia civil pela Unicamp. Atua há 17 anos na área de meio ambiente. Foi Delegado Brasileiro em duas reuniões da ISO, participou da primeira tradução da ISO 14001, e continua Membro do Comitê 38 da ABNT. É co-autor do livro “Tintas e Vernizes, Ciência e Tecnologia”, com o qual recebeu o Prêmio Jabuti. Atualmente é gerente executivo de meio ambiente, saúde e segurança da PPG para a América Latina onde também é membro do Conselho Global de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
Palestra: Desenvolvimento Sustentável e Mineração: Princípios, Dimensões e Critérios
Data: 4/6, quinta-feira
Horário: das 19h30 às 21 horas
Palestrante: Elias Monteiro Delgado – Formado em tecnologia em gestão ambiental pela Universidade São Marcos. Desenvolve trabalhos de gestão de impactos ambientais na mineração e na construção Civil na região de Paulínia, pela empresa Galvani Engenharia Ltda.
Palestra: Consumo e Suas Conseqüências Ambientais
Data: 5/6, sexta-feira
Horário: das 19h30 às 21 horas
Palestrante: Renato Mantovani – Formado em administração de empresas pela Unisal, com MBA em Gestão Comercial pela FGV, especialização em psicobiofísica pela USP, e máster em PNL. Atualmente é Executivo de Contas do Senac Campinas.
Serviço: Semana do Meio Ambiente
Local: Senac Campinas
Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro
Mais informações: telefone (19) 2117-0600 ou e-mail: campinas@sp.senac.br




