20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Bolsonaro tem cinco dias para se explicar ao STF

Data:

O presidente Jair Bolsonaro tem cinco dias para apresentar explicações quanto às acusações de omissão do governo na contenção da pandemia.

O ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 676, apresentada pelo PT ao Supremo Tribunal Federal, no sábado, deu prazo de cinco dias para o que o presidente Jair Bolsonaro apresente explicações quanto às acusações de omissão do governo na contenção da pandemia.

Na prática, o STF determinou que Bolsonaro preste explicações sobre a subnotificação dos casos de Covid-19 no país, sobre a ausência de dados fidedignos sobre a pandemia em território nacional e sobre a promoção do uso de medicamentos cuja eficácia não foi comprovada cientificamente, no caso, a cloroquina, alardeada pelo presidente da República como eficaz no tratamento do Covid.

O ministro deu vista dos autos ao advogado-geral da União, André Mendonça, e ao procurador-geral da República, Augusto Aras, também no prazo de cinco dias, para que ambos se manifestem. Na ADPF, assinada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o PT determinou a adoção de medidas para afastar a negligência das autoridades públicas federais.

O partido cobrou do governo a divulgação dos dados referentes à pandemia do Covid-19, a suspensão da propaganda de medicamentos como a cloroquina – cuja eficácia no tratamento da doença ainda não foi cientificamente testada. Gleisi pediu ao Supremo que proíba o governo de adotar medidas que estimulam o fim do distanciamento e do isolamento social.

O PT ainda pediu ao STF que determine ao governo a adoção de providências para elevar a testagem do Covid-19 no país, abandonando a prática de exames apenas nos pacientes graves. “Estamos vivendo claramente uma crise de informações, porque está claro que há subnotificações e o governo ignora a realidade”, denunciou Gleisi. “Precisamos saber o número de internações por síndrome respiratória aguda grave – pelo SUS e rede privada – e as projeções dos números de casos de contágio e óbitos não notificados”, argumenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula e Eduardo Leite firmam compromisso até 2026 para reconstrução do RS

Na última terça-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula...

Crescimento de empregos formais em 2023 foi puxado por pessoas acima de 40 anos

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023...

Lula celebra retorno do manto sagrado Tupinambá ao Brasil

O presidente Lula participou nesta quinta-feira (12) de uma cerimônia especial...

Lula exalta cobertura vacinal e agradece profissionais “que carregam o SUS nas costas”

Eu queria agradecer a todos vocês por terem nascido,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363