Chega às livrarias, em novembro, o Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira, lançado pelo instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Paracatu Editora. Com 1.200 páginas e cinco mil verbetes, a obra consumirá 20 toneladas de papel, 520 quilos de tinta e 280 horas de trabalho gráfico para a impressão e acabamento de sua primeira tiragem, de 5.000 exemplares.
Concebidos pela unidade de Premedia no Rio de Janeiro da R.R. Donnelley Moore, o projeto gráfico e a capa do Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira, da Paracatu Editora, reúne biografias e dados relevantes de 5.322 autores, intérpretes, grupos, agremiações, blocos e estilos musicais brasileiros urbanos. O livro apresenta o repertório conciso da obra de 1.500 e a discografia de 1.953 grandes nomes e grupos da MPB. A capa e o projeto gráfico têm a assinatura da designer Susan Johnson. A R.R. Donnelley Moore, maior gráfica do mundo e responsável pela impressão dos principais dicionários no mercado brasileiro e mundial, tem expertise no segmento.
A obra da Editora Paracatu é a versão impressa do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, maior banco de dados on-line do gênero em todo o mundo. Este site especial da Web foi inaugurado pelo Instituto Cultural Cravo Albin em 2001. A adaptação do conteúdo para a mídia gráfica demandou trabalho de um ano, de uma equipe de 11 profissionais, sob a coordenação da lexicógrafa sênior Vera Lúcia Coelho Villar. Cerca de 20 mil páginas disponíveis on-line, com 15 milhões de caracteres, foram compactadas pelo Instituto Houaiss para as 1.200 páginas, com cinco mil verbetes da publicação.
Para a padronização lexicográfica do texto original, foi produzido um manual de estilo, seguido pelos editores de corte, contendo as regras estabelecidas para os trabalhos de uniformização dicionarística. A pesquisa foi encerrada em dezembro de 2005. O trabalho de coleta de dados é permanentemente atualizado on-line pelo Instituto Cultural Cravo Albin e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), por meio de seus pesquisadores.
“Imprimir e encadernar dicionários é um desafio. A afirmativa é bastante compreensível. Em geral, são obras com muitas páginas, que utilizam papel de baixa gramatura e tipologia pequena. Isto exige máquinas impressoras com recursos especiais e também profissionais capacitados”, enfatiza o presidente da R.R. Donnelley Moore, Marcos Ribeiro.
Segundo ele, o offset, papel utilizado nos dicionários, possui alta opacidade, evitando que a tinta atravesse para o verso da página. Além disso, a encadernação de dicionários exige muita técnica, para que o miolo tenha resistência e, ao mesmo tempo, flexibilidade para manuseio. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho desta obra. Certamente terá excelente recepção no mercado”.
Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira (Paracatu Editora).
Autores: Instituto Cultural Cravo Albin e Instituto Antônio Houaiss
Criação e supervisão: Ricardo Cravo Albin
Capa e projeto gráfico: Susan Johson e RR Donnelley Moore – Premedia Rio
Formato: 17 x 24 x 6,6
Páginas: 1.176
Preço sugerido: 159,90
Sobre a R.R. Donnelley Moore
A R.R. Donnelley Moore é a maior indústria gráfica da América Latina e do mundo, com faturamento anual de US$ 8,4 bilhões e cerca de 47 mil funcionários, que trabalham em 125 fábricas e 600 escritórios, em mais de 30 países. No Brasil, a empresa oferece a mais completa solução em serviços gráficos, com um quadro de 1.500 funcionários, cinco fábricas e diversos escritórios de vendas, cobrindo todo o território nacional. Seu faturamento anual no País supera os US$ 150 milhões. A gráfica é líder no gerenciamento e distribuição de informação impressa e digital, operando em segmentos complementares de negócio: biling, bobinas, captura de dados, documentos de segurança, formulários personalizados e documentos fiscais, impressão digital, jogos promocionais e loterias, listagens e formulários padronizados, marketing direto, premedia, print management, produtos editoriais, promocional e comercial, rótulos e etiquetas.