Na Família Burger em Perdizes, salada é oferecida com grelhados
A salada mais conhecida dos Estados Unidos, presente em quase todos os restaurantes da terra do Tio Sam e do mundo não é americana! A Ceasar Salad veio do México e foi criada por volta de 1924 pelo imigrante italiano e cozinheiro Ceasar Cardini. Certo dia, o estoque do seu restaurante em Tijuana, na fronteira com San Diego, estava quase à zero e o chef teve de usar a criatividade e o que tinha na dispensa para criar um prato e oferecer aos clientes. Juntou alface romana, queijo parmesão ralado, mini pães temperados – os chamados crôutons e um molho especial, que é o grande destaque do prato: alho, mostarda, limão, pimenta do reino, azeite, vinagre, gemas batidas e anchovas.
O prato, que não é mais mexicano, americano e sim brasileiro, europeu e mundial, é um dos destaques do cardápio da Família Burger, tradicional hamburgueria de Perdizes. A receita é elaborada com alface lisa, molho de mostarda, lascas de parmesão e crôutons (R$10,10). E, para acompanhar, três sugestões: burguer de picanha, filé de frango ou mignón.
Para Beto Isaac, proprietário da Família Burger e também amante da receita, existem algumas regras para se preparar a salada como “usar crôutons caseiros, procurar sempre comprar queijo parmesão originalmente italiano e deixar as folhas verdes bem geladas e crocantes”. Na versão moderna as gemas foram substituídas por maionese.