A AG Comunicação Ambiental, agência responsável pelo III Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro, fecha parceria com a organização The Green Initiative e passa a realizar, a partir de agora, todos os seus eventos neutros em carbono.
Agência volta a utilizar a marca Ambiente Global, nome original.
A AG Comunicação Ambiental, fundada em 1997, primeira agência de comunicação corporativa especializada em comunicação socioambiental do País, fechou hoje, 14 de agosto, Dia do Controle da Poluição Industrial, parceira com a The Green Initiative, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com o objetivo de neutralizar todos os eventos realizados pela agência. A partir da parceira, o primeiro evento corporativo a ser neutralizado será o “III Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental”, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2006, em São Paulo. Até o final deste ano, a agência realizará ainda mais dois eventos, o “Congresso Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental nas! Instituições Financeiras”, nos dias 20 e 21 de setembro, e o “Beleza Sustentável 2006”, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, que também serão neutralizados por meio do plantio de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica em áreas degradadas.
A história da AG Comunicação Ambiental começou há quase dez anos, na capital paulista. A agência conquistou maior visibilidade no final da década de 90, quando criou o Ambiente Global, primeiro portal de meio ambiente da América Latina. O portal, que foi hospedado no Universo Online e lançado no dia 12 de fevereiro de 1999, um ano após a promulgação da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), deu início à criação de uma série de outros portais e sites com conteúdo ambiental. Em 2002, a agência foi a única brasileira a participar da Rio + 10, ou World Summit on Sustainable Development, realizada em Joanesburgo, África do Sul.
Por meio da parceria, a The Green Initiative, organização formada por um grupo de especialistas de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma óptica holística, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente, vai calcular as emissões de dióxido de carbono (CO2) decorrentes da realização dos eventos. Todas as emissões relacionadas à realização do evento, desde as decorrentes do transporte dos participantes até as relacionadas ao consumo de energia, serão calculadas e neutralizadas. A quantidade de árvores plantadas e o total das emissões relacionadas ao evento estarão disponíveis no site da (www.iniciativaverde.com.br) ao término de cada evento.
Durante o III Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental, onde estarão presentes cerca de 200 pessoas, a expectativa é que seja necessário o plantio de aproximadamente 300 mudas para compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) relativas ao evento. Apesar da iniciativa de neutralizar emissões de GEE no Brasil ser ainda pouco difundida, projetos de grande repercussão realizados pela The Green Initiative, como a neutralização da oitava conferência da ONU sobre diversidade biológica (COP8) e a neutralização dos escritórios Pinheiros Neto Advogados, foram de grande importância para a conscientização da sociedade brasileira para as ameaças das mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
Além disso, várias iniciativas do gênero já são conhecidas no mundo. Entre elas se destacam os eventos BBC\’s Green Days Music, realizado em 2005, o MTV Europe Awards 2001 e 2005, o Glastonbury Festival 2005 e 2006, e o Nokia Isle of Wight Festival, que tiveram suas emissões neutralizadas. Além de eventos, vários discos e filmes já foram neutralizados, entre eles, os discos das bandas Foo Fighters, “One by one” e Cold Play, “X & Y”. Entre os filmes, destacam-se o “Dia depois de Amanhã”, realizado em 2004, e o “The Inconvenient Truth – Uma verdade Incômoda”, realizado em 2006 pela Paramount.
“A neutralização de carbono é mais um passo a caminho da sustentabilidade em nossos eventos”, destaca a jornalista Graça Lara, diretora de Marketing da empresa. Segundo ela, os eventos da AG Comunicação Ambiental contam com todas as refeições orgânicas, preparadas com alimentos isentos de agrotóxicos e aditivos químicos, além de todos os produtos utilizados para a realização do evento terem seu ciclo de vida analisados anteriormente: papel, canetas, pastas etc. Nada passa despercebido. Até mesmo um cordão ecologicamente correto para os crachás que não existia ainda no Brasil foi necessário desenvolver, destaca Lara. Mas não é só isso. A parte social também é um dos diferenciais dos eventos da AG Comunicação Ambiental. “Além de eles terem a participação de ONGs e OSCIPs, que são contratadas e remunerad! as para apresentar os seus projetos, a AG Comunicação Ambiental fornece 10% dos seus ingressos para estudantes universitários, que não têm como arcar com os custos do evento”, destaca Ana Paula Caribé Marcondes, diretora de Responsabilidade Socioambiental da empresa.
O lançamento da parceria entre a The Green Initiative e a AG Comunicação Ambiental marca também uma nova fase da agência, que volta a utilizar o nome original da empresa, Ambiente Global