22.9 C
Campinas
quarta-feira, abril 22, 2026
spot_img

Câmara notifica Izalene e Hélio para apresentarem defesa das contas de 2002, 2004, 2006, 2009 e 2010

Data:

O presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi: mudança proposta por ele no regimento também garante votações futuras de pareceres em tempo determinado
O presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi: mudança proposta por ele no regimento também garante votações futuras de pareceres em tempo determinado

A Câmara Municipal de Campinas enviou na manhã desta segunda notificações aos ex-prefeitos Izalene Tiene (PT) e Hélio de Oliveira Santos (PDT) para que cada um deles apresente defesa das rejeições às contas de suas gestões pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A partir do recebimento da notificação – ou de publicação no Diário Oficial, caso eles não sejam encontrados – ambos terão 15 dias para apresentarem por escrito seus argumentos. Findo o prazo, os pareceres também poderão ser imediatamente levadas à votação na Câmara e nas datas marcadas os dois ex-prefeitos terão direito a defesa oral em plenário por 15 minutos, caso desejem fazer esta sustentação.

“A defesa ampla atende à mudança que fizemos no regimento interno para garantir que a decisão da Câmara sobre as contas será respeitada e mantida. Isso porque até então não havia esta defesa e já houve casos, inclusive na região, em Rio Claro, em que um prefeito conseguiu reverter a votação do Legislativo sobre o parecer alegando que não houve direito à defesa. Aqui isso não correrá sequer risco de ocorrer”, pontua Rafa Zimbaldi (PP), presidente do Legislativo campineiro.

Rafa explica que a mudança do regimento não só possibilitará a votação sem sustos dos pareceres “represados” na Casa como impedirá que novas votações demorem a ocorrer. “Com esta mudança que propusemos, ficou determinado que a Câmara agora tem no máximo 365 dias após o recebimento do parecer do TCE para votá-lo. Com isso não ocorrerão mais situações como esta de as contas chegarem a ficar uma década paradas na Casa, por quaisquer razões que sejam”, explica.

A ex-prefeita Izalene Tiene terá que apresentar argumentos em relação às contas de 2002 e 2004, ambas rejeitadas pelo TCE. Já o ex-prefeito Hélio de Oliveira Santo deverá se defender em relação às rejeições de 2006, 2009 e 2010. A defesa poderá ser feita pessoalmente pelo notificado ou por advogado designado por ele.

Para cada parecer negativo do TCE confirmado pela Câmara, o político fica a partir daquela data inelegível por oito anos – o prazo não é cumulativo, ou seja, o parecer aprovado por último é aquele que determina o prazo de inegibilidade em vigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PT propõe rever meta de inflação e mudar regras do Banco Central em congresso nacional

Documento coordenado por José Dirceu será debatido no encontro...

Ala ideológica ligada a Donald Trump ganha espaço e pode criar ingerência em eleição no Brasil

Política externa e guerra no Oriente Médio desloca negociações...

Lula defende energia limpa e alerta sobre impactos da IA em empregos durante feira industrial na Alemanha

Presidente brasileiro discursou na Hannover Messe, criticou conflitos no...

Governo Lula propõe jornada de 40 horas semanais sem redução de salário

Projeto enviado ao Congresso altera CLT, prevê dois dias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade